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  • 26 Jan
    Eleições 2016 - a hora é agora

    Eleições 2016 - a hora é agora

    Estamos vivendo um novo cenário quando se trata de ações de marketing político no ambiente digital.  As pessoas estão mais conectadas e engajadas do que nunca.

     

    A hora para quem deseja começar a se posicionar para seu público é agora, apesar da grande rejeição a política por parte da população brasileira, este sem dúvida é um dos temas mais discutidos nos últimos meses.

    Para quem pretende se lançar candidato ou mesmo tentar uma reeleição em 2016 a hora é agora. Mas se engana quem pensa que fazer marketing político na web é simplesmente ter um perfil no facebook e twitter, vamos muito além disso.

     A palavra é “estratégia”

    Ter em mente onde se quer chegar é o primeiro passo, mas para quem não quiser passar despercebido, a hora é de planejamento.

    Entender o ambiente e o cenário onde se milita ajudará muito a entender principais comportamento de nosso público alvo, eleitores e a partir destas premissas identificar os canais em que deveremos estar presentes.

    Em marketing digital não existe receita de bolo, precisamos estar atentos as mudanças neste ambiente, novas tecnologias e principalmente no comportamento da base de eleitorados.

    O político ou o pré-candidato que estiver antenado com estas inovações ou contar com auxílio profissional, sem dúvida sairá na frente, acredite, a grande maioria dos candidatos que disputará as eleições em 2016 não farão grandes ações no ambiente digital.

    Conteúdo é “Rei”

    Quando se trata de conseguir presença e engajamento na web, aquele que apostar na produção e disseminação de conteúdo relevante se sobressairá.

    Entender que tipo de conteúdo seus eleitores consomem e o seu comportamento nas redes sociais ajudará na criação de um roteiro ou uma linha de comunicação para a pré-campanha.

    O próximo passo será padronizar a comunicação para os canais identificados, como também um calendário de postagens.

    A hora é “agora”

    A legislação brasileira em relação as ações de marketing e comunicação mudam de ano para ano. Ficar atento a estas mudanças é fundamental,  leve em conta uma consultoria jurídica o quanto antes.

    Mas fora do período eleitoral, estas regras são um pouco mais elásticas e podemos lançar mão de alguns recursos que não serão permitidos a partir de julho de 2016.

    A dica é: Saia na frente. Planeje, entenda seu eleitorado, crie uma linha de comunicação e consequentemente engajamento com a sua base. Isso com certeza facilitará a sua vida nas próximas eleições.

     

    João Karim

    MBA em Marketing Digital, possui graduação em marketing e graduação tecnólogica em design. João Karim é Especialista em marketing político credenciado pela ABCOP - Assoc. Bras. de Consultores Políticos, Diretor de Marketing Digital da AMMA - Academia Mineira de Marketing e certificado como GCP - Google Certified Professional.

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