Personas: Como elas impactam o seu negócio?
Como a definição de uma persona pode ajudar o seu negócio? Começar uma estratégia de marketing digital não é tão fácil como muitos pensam e definir objetivos claros antes de começar é essencial para que seus esforços sejam recompensados.
Mas antes de qualquer ação, é necessário definir para quem você quer direcionar sua estratégia. É aqui que entra a persona. Ela vai guiar a criação de conteúdo e das estratégias do marketing digital.
Definição: O que é persona?
Persona é a representação do cliente ideal do seu negócio.
Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características de seus clientes, assim como suas histórias, motivações, objetivos, desafios e problemas (dores). Para quem você quer direcionar as suas ações dentro do marketing digital? Essa é uma informação que precisa estar clara antes de dar o primeiro passo, para evitar problemas no futuro e garantir os melhores resultados.
Diferença entre persona e público alvo
Muita gente confunde persona com público-alvo, mas esses termos não são sinônimos.
Público-alvo é uma definição genérica. É uma parcela abrangente da sociedade com características similares, geralmente classificadas por sexo, idade ou região.
Mas como cada pessoa é única, se tornou necessário ter um conhecimento específico sobre o cliente, como seus hábitos de consumo e preferências pessoais.
É aqui que o conceito de persona se encaixa. Ela é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Afinal, é muito mais fácil se comunicar com uma pessoa quando você a conhece profundamente.
Como uma boa persona impacta no seu negócio?
Como já foi citado, criar uma persona é o primeiro passo para desenvolver a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Quanto mais souber da sua persona, mais objetiva vai ser a sua comunicação em todas as fases do funil, o que vai te levar a criar estratégias mais efetivas e fisgar o seu cliente ideal.
→ Aliás, já falamos aqui no blog sobre Storytelling, técnica fundamental para quem quer criar conteúdos que realmente atraem e encantam os potenciais clientes.
Você pode ter várias personas no seu negócio, mas saiba que quanto mais personas, mais complexa deverá ser a estratégia de marketing para atingi-las.
Como criar uma persona?
À princípio parece complicado criar uma persona, mas com as perguntas certas você pode fazer isso sem muito esforço.
A melhor estratégia é utilizar as informações dos clientes que já estão na base de dados da empresa. Não é aconselhado se basear no “achismo”, já que isso vai afetar a precisão do seu planejamento.
Mas se a sua empresa está no início você pode começar com uma amostragem pequena ou com potenciais clientes para seu negócio. A grande dica é: pesquise!
Para te ajudar, criamos um post com o passo a passo para criar a sua persona. É só clicar aqui!
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