Marketing digital para arquitetos de sucesso!
Arquitetos que já entram no mercado com certa fama e parcerias sólidas são raros. Na grande maioria das vezes, os arquitetos e decoradores que começam a sua carreira não têm fama e nem muitos projetos. A dificuldade de conquistar o seu espaço é imensa. Principalmente no meio de tantos outros profissionais que já firmaram o seu nome no mercado.
Não basta apenas ficar esperando que o projeto ideal caia no seu colo, certo? É por isso que o marketing digital é uma das grandes estratégias para você se tornar um arquiteto de sucesso!
E para começar a entender a jornada do marketing digital para arquitetos, é preciso saber alguns termos básicos! Por isso, separamos alguns posts introdutórios pra te ajudar. Assim, você fica sabendo melhor sobre alguns dos termos que vamos citar no decorrer do post:
- Conheça o Inbound Marketing!
- Quanto custa investir em Inbound Marketing?
- Marketing de conteúdo: o que é isso?
- SEO no Marketing Digital!
- Personas: como elas impactam seu negócio?
Se você já leu esses conteúdos e entende o básico de marketing digital, vamos pro próximo passo!
Quais as vantagens do marketing na arquitetura?
Bem, para que você entenda a importância do marketing para arquitetos, vamos exemplificar alguns dos maiores benefícios que o Inbound e o marketing digital podem trazer para você!
- Mensura a quantidade de clientes: Através das ferramentas de automação de marketing, é possível saber se uma estratégia atraiu ou não clientes e projetos!
- Coleta dados de quem é ou será seu cliente! Você não sabe quem é o seu cliente ideal? Não sabe qual o seu público? É outro assunto que só o marketing digital pode facilmente resolver para você! Sabendo quem é o seu público, suas estratégias de atração só tendem a melhorar!
- Aumenta seus projetos por um custo menor! Através da divulgação, você poderá ter um retorno bom sem gastar exorbitantemente. O inbound marketing vai direcionar a sua verba para o lugar certo, evitando o uso indevido do seu dinheiro em estratégias que não geram resultados.
E essas são apenas algumas das vantagens para o mercado da arquitetura com relação ao marketing! Investindo em uma boa estratégia, você vai gerar percepção de marca, item muito importante para quem está procurando novos projetos! Mas como conseguir essa percepção?
Esse é o nosso próximo passo!
Posicione-se e seja um arquiteto de sucesso!
Você sabe como se posicionar corretamente diante do seu público? O primeiro passo é saber para quem você quer falar e quem você deve atrair. E pra isso você precisa de uma persona!
Mas não vamos nos ater a esse assunto aqui, ok? Isso porque já temos uma postagem sobre criação de persona aqui no blog, você pode ler ele aqui: Personas! Como criar uma?
Porém, é necessário que você entenda o quão fundamental é a sua buyer persona! É ela que vai determinar quais assuntos você deve abordar nas suas redes sociais, blog e outras plataformas de conteúdo! Além disso, através da persona você saberá como falar, quando falar e, o mais importante, onde falar!
Além da persona, você vai precisar mostrar que entende do assunto! Mas não adianta só copiar e colar ideias dos outros nas suas plataformas! Você deve ser original e sempre acrescentar as opiniões da sua empresa ao assunto. E, claro, falar sobre os serviços que você oferece, quais dores do cliente você pode resolver e qual a sua proposta de valor!
Agora que sabemos a persona e a proposta de valor, por onde começar a divulgar o seu trabalho?
Presença nas redes sociais: você conhece o Pinterest?
Você conhece o Pinterest? Sabe como utilizá-lo para atrair clientes em potencial?
Segundo pesquisas recentes, o Pinterest é uma das redes sociais mais utilizadas por pessoas que se interessam por arquitetura e decoração, já que se trata de um lugar em que você pode guardar fotos que te inspiram. Por isso, invista em conteúdo de qualidade para essa rede social! Publique fotos próprias, monte pastas de inspiração… Chame a atenção nessa rede social tão importante!
Além do Pinterest, o Instagram e Facebook são quase que obrigatórios. Os dois são redes sociais famosas em que os possíveis clientes sempre procuram informações. Aliás, nós falamos um pouco sobre como montar um bom perfil do Facebook para sua empresa neste post aqui: Facebook para empresas! Como ter um perfil de sucesso.
E o portfólio? Site para marketing na arquitetura!
Outra coisa que o arquiteto deve investir com urgência é em um site que comporte o seu portfólio!
E não qualquer site! Um site que venda. Para isso, é importante ter uma boa plataforma, um bom design e ótima usabilidade. Então, se você quiser saber mais sobre como um site bem feito afeta as suas vendas, visite nosso post por que o seu negócio precisa de um site.
Mas voltando a falar do portfólio, ele deve estar acessível para o usuário e bem explícito no seu blog. Além disso, lembre-se de colocar apenas os seus melhores trabalhos! Seu portfólio é a vitrine do seu negócio. Respeite a sua identidade visual e mantenha tudo bem organizado, separando por categorias os tipos de projetos.
E a dica final: Investir em boas fotos é necessário! Contrate um fotógrafo de confiança e guarde sempre o seu contato. Os clientes para o mercado de arquitetura e decoração são exigentes quando se trata de estética e design. Deixe tudo o mais lindo possível.
Ufa! Montar uma boa estratégia de marketing para arquitetura não é um trabalho fácil! Por isso nós estamos aqui para te ajudar! Se você ficou com alguma dúvida e quer uma ajuda para conseguir muitos projetos através do marketing, chama a gente e marca um café aqui na agência! Ficaremos felizes em te receber!
Até o próximo post!