Marketing de conteúdo funciona para qualquer empresa?
Durante alguns desses anos que a Madder está na ativa, sempre há donos de negócios e empresários que duvidam se o marketing de conteúdo funciona mesmo.
“Ah, é que eu pus em prática todas as estratégias possíveis, mas não obtive resultado nenhum com o conteúdo.” Ou até mesmo “acho que Inbound Marketing não é pro meu tipo de negócio” são frases comuns de se ouvirem por aí.
Bem, geralmente, as contas que “não dão certo com o Inbound” cometeram algum erro quanto ao conteúdo. SEO e tantos outros pequenos detalhes podem fazer a sua estratégia despencar. Além disso, existe o fator constância em todo o processo… Nada adianta você começar inbound em um mês e não continuá-lo no próximo…
Todos esses fatores influenciam diretamente nos seus resultados e todos eles serão discutidos mais abaixo. Mas antes, se você não entende muito sobre Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, visite alguns dos nossos posts que vão te ensinar o básico para você entender do que estamos falando.
Marketing de conteúdo: o que é?
CTA: transformando visitantes em clientes!
Landing Page: Converta seu visitante em leads!
Marketing digital: o seu site na primeira página do Google!
Agora, venha com a Madder descobrir se o marketing de conteúdo é o que a sua empresa precisa para deslanchar!
Devo investir em marketing de conteúdo ou não?
“Então, por que eu deveria investir em inbound marketing?” Essa é a pergunta principal e, bem, existem muitos motivos para você começar o inbound na sua empresa já. O principal deles é que mais de 80% dos consumidores ainda não estão afim de comprar. Além disso, 118 milhões de brasileiros estão conectados à internet.
Unindo essas duas informações, o que 80% desses 118 milhões de brasileiros faz na internet a não ser comprar?
Eles consomem conteúdo.
Não é atoa que Youtubers, Influenciadores Digitais, Blogueiros e outros tantos produtores de conteúdo estão fazendo carreiras de sucesso apenas produzindo entretenimento para os usuários da internet.
Mas onde nós e a sua empresa entramos em tudo isso?
O marketing de conteúdo dá a esses usuários entretenimento até a hora que eles precisem do seu produto. Com o tipo de conteúdo certo e que resolve as dores do seu cliente, você vai conseguir boas posições nas páginas do google e vai ser lembrado na hora em que o seu produto ser necessário.
Mas e aí? Ele dá certo para todo tipo de empresa?
Sim. Claro que dá! Inclusive aqui na Madder já temos um ebook sobre Marketing Digital para Arquitetos e um Post Blog sobre Marketing para Imobiliárias. Recomendamos dar uma olhada se você estiver em um dos dois ramos de negócios.
Mas caso você não seja nem um arquiteto e nem tiver uma imobiliária, é importante entender que aplicando as estratégias certas e pensando bem em uma persona inicial, o marketing de conteúdo se encaixa em qualquer tipo de negócio.
Você está tendo dificuldades em aplicar as estratégias no seu site? Não sabe por onde começar ou não tem tempo de cuidar da parte do marketing do seu negócio? Que tal chamar a Madder e bater um papo com a gente? Podemos ajudar você a entender melhor o que está dando errado no seu plano de marketing.
Alerta! O que eu estou fazendo de errado no marketing de conteúdo?
Marketing de Conteúdo sem SEO… Como assim?
Existe Conteúdo que gera resultado sem SEO? E sem Copy? A resposta é não. Definitivamente, não. Mas por quê?
É necessário lembrar que, apesar de ser legal ver conteúdo espontâneo na internet, postagens de blog feitas para Marketing de Conteúdo não vão ranquear sozinhas na primeira página do google. Por isso, SEO e Copy são estritamente necessários na hora de montar postagens de redes sociais e de blogs.
Constância zero e ainda querendo lucro? A importância de um calendário editorial
O que mais acontece quando uma empresa começa a produzir conteúdo para si mesma é que ela usa todo o gás inicial e desenvolve várias postagens na semana, atualiza todas as redes sociais e divulga tudo isso… Mas quando chega o final do mês todo esse trabalho esvai e mais de um mês de estratégia é perdida no ar.
Lembre-se: Constância é tudo no Marketing de conteúdo.
Antes de começar fazendo 7 postagens por semana, faça um calendário editorial e separe alguns dias para escrever bons posts. E depois, com o passar do tempo e as visitas do seu blog aumentando, aumente também o número de posts. E por nada deste mundo deixe as datas do calendário passarem.
E como você sabe que não deu resultado? Onde estão as análises?
Outro erro comum é não registrar o que está dando errado ou certo nos seus investimentos em Marketing de Conteúdo. Antes de começar outro mês com a mesma estratégia torcendo pra dar tudo certo, você precisa entender se está realmente tudo certo e não apenas contar com a sorte. Estude suas métricas. Quais objetivos você queria conseguir? Eles foram atingidos? O que pode ser melhorado para o próximo mês?
Site ruim também estraga estratégia
Por fim, mas não menos importante, o seu site deve estar perfeito. Não adianta ter uma boa estratégia, boa persona, ótimo conteúdo e um SEO e Copy incrível se o seu site não é responsivo ou é extremamente lento. Quer mais dicas sobre como é um site realmente bom? Confere o nosso post sobre o assunto.
Como uma agência pode ajudar o conteúdo a se tornar um investimento bom?
Ufa! Dá trabalho cuidar de tudo isso, certo? Os erros que citamos logo acima não são os únicos que circundam uma estratégia de marketing. Existem outros tantos como a falta de gerenciamento de verba para divulgar materiais, palavras-chave sem mapeamento, personas construídas de forma equivocada. E a gente entende: nem todo mundo é especialista em marketing! Mas você não precisa passar por tudo isso quando pode receber o auxílio de uma agência de marketing, certo?
Por isso, se você encontrou alguma dificuldade em desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo, que tal marcar um café aqui na madder pra discutirmos o assunto? Vamos adorar te ajudar!