SEO no Marketing digital
O SEO é parte importantíssima de qualquer estratégia de marketing digital. Ele é fundamental para levar um provável cliente às plataformas online do seu negócio.
SEO é a sigla para Service Engine Optimization. Em português, Otimização de Mecanismos de Busca, ou seja, processos utilizados para fazer a sua página ser mais facilmente encontrada e categorizada em mecanismos de busca (estamos falando principalmente do Google, claro). Em outras palavras, trata-se dos processos para fazer o seu negócio ser achado em meio a milhares de outras empresas.
E como essa otimização funciona?
O SEO funciona a partir de um conjunto de técnicas e de boas práticas. Dessa forma, o rankeamento do seu site nos mecanismos de busca aumenta. Por consequência, torna-se mais fácil atrair mais visitas para a sua página e mais possibilidades de vendas.
Essas técnicas vêm se tornando cada vez mais complexas e o mercado exige profissionais que sejam especializados no assunto. Atualmente as otimizações cobrem todo o trabalho de marketing digital. Portanto, é imprescindível que toda agência de marketing digital tenha experts em SEO.
Palavras-chave
Uma das técnicas mais seguras de SEO! As palavras-chave são expressões que usuários digitam no Google tendo em vista alguma pesquisa. E é nessas pesquisas que você quer que seu negócio apareça bem posicionado, conectando-se com possíveis clientes que estão procurando por seus produtos e serviços.
As palavras-chave demandam constantes pesquisas sobre quem são as pessoas que procuram comprar com a sua empresa. É importante verificar, dependendo do caso, quais frases aparecem com altos números de busca, com baixa competitividade, em determinadas regiões, etc.
Logo após tudo isso, essas palavras-chave deverão ser trabalhadas dentro do conteúdo da sua plataforma online.
Conteúdo
O conteúdo é o componente vital do SEO, que será utilizado diretamente para engajar audiências. Por exemplo, se você possui uma loja de joias e está querendo aumentar sua visibilidade, você pode ter um blog associado ao seu negócio. Nesse blog, seriam publicados posts sobre tendências de moda, posts informativos sobre pedras e metais, dentre outros assuntos relacionados. Quando uma pessoa estiver pesquisando informações sobre isso, seu blog apareceria, podendo, assim, criar um relacionamento com esse usuário. Com o tempo, o consumidor terá uma relação de confiança com sua marca. Isso possibilitará uma oportunidade de negócio (um Lead) ou uma venda propriamente.
Esses conteúdos podem estar em diferentes formatos: posts em blog (como mostramos no exemplo anterior) e em redes sociais, e-books, whitepapers, vídeos, etc. Mas o essencial é que o conteúdo seja relevante, didático e interessante.
Como você pôde perceber, as técnicas de SEO são de grande importância para qualquer negócio que queira ser notado na internet.
Se você pensa em investir em marketing digital, a implantação de SEO certamente tem de estar nos seus planos. A otimização requer estratégias e práticas complexas, mas o esforço é recompensante! O SEO ajudará o seu negócio em relação à consciência de marca, número de visitações nas plataformas online, conversões de leads, experiência do consumidor e muito mais.