Agência de Marketing ou Equipe Interna: qual a melhor escolha para você?
Se você acompanha o blog da Madder, já sabe que nós insistimos na importância que o Marketing tem na sua empresa. Principalmente o Inbound Marketing e o marketing digital! Mas depois de entender a necessidade de implementar a equipe da sua empresa, você se pergunta: monto uma equipe interna ou contrato uma agência de marketing?
Essa é uma grande decisão. Não só para saber se o seu investimento vai ser recompensado, mas também por se tratar de uma parte vital para o bom crescimento do seu negócio! Por isso, considere as duas opções e analise onde você quer chegar com o marketing da sua empresa, quais profissionais você vai precisar e qual o orçamento que você tem em mãos.
Vamos te mostrar as vantagens de cada uma das opções e te ajudar na sua escolha!
Qual o seu estágio no marketing digital?
Para entender melhor do que a sua empresa precisa, você deve analisar como ela se encontra no momento. Só após revisar todos os dados e estatísticas, você poderá saber se é saudável para sua empresa investir numa agência ou em uma equipe interna.
Chame todos que você considera ter um papel ativo nos processos do seu negócio e investigue! Observe orçamentos, quanto entra de dinheiro e quanto sai e estabeleça quais objetivos você quer alcançar. Após esse primeiro momento de análise, pense em como está o marketing da sua empresa atualmente:
- Você possui um site?
- As redes sociais são atualizadas constantemente?
- Existem anúncios sendo patrocinados?
- E conteúdo?
- A sua empresa produz conteúdo de qualidade para atrair usuários?
- Existe uma preocupação com o branding da empresa?
- Como está sua presença digital?
A Madder quer facilitar todo esse processo para você, e por isso montamos o Raio X do Marketing, que vai te ajudar a saber se o marketing da sua empresa atualmente é bem desempenhado ou não. Faça o teste e descubra! É de graça e muito fácil de preencher, só clicar no banner abaixo!
Profissionais do marketing: de quem você precisa?
A primeira pergunta que a gente geralmente faz quando vai montar uma equipe de marketing é: quais profissionais são necessários? Devo contratar mais designers ou analistas de marketing? Consigo fazer um bom trabalho com uma equipe enxuta?
Bem, tudo depende de qual a sua demanda e quais objetivos você quer alcançar! Se você pretende desenvolver o branding da sua empresa, talvez uma equipe que tenha um conhecimento maior em design seja o ideal. Já se o que você deseja é aumentar vendas e atingir novos clientes, um analista de marketing seja o melhor pra você.
Mas no final, você vai precisar de pelo menos um dos seguintes profissionais para te ajudar a fazer um marketing poderoso para sua empresa. Então, anota aí quem é o pessoal que entende do assunto!
Analista de Marketing:
Um dos profissionais chave para qualquer equipe de marketing é o analista. É ele que vai cuidar da parte estratégica do marketing da sua empresa, além de dar aquele alerta quando as coisas não estiverem indo bem e soluções atrativas para as coisas voltarem aos seus eixos.
Produtores de conteúdo:
Já cansamos de falar que a base de um bom Inbound Marketing é o conteúdo de qualidade. E por isso você precisa de gente que produza ótimos conteúdos para você! Redatores, produtores de vídeo, fotógrafos… E o principal: pessoas que tenham boas ideias e criatividade.
Designer:
Por fim, o designer! É ele que vai deixar tudo mais agradável visualmente para o usuário. Afinal, lembre-se que você precisa se destacar dos seus concorrentes. E isso significa investir não só no seu produto, mas também em como ele é apresentado ao público.
Mas o que devo fazer? Contratar todo esse pessoal ou chamar uma agência para bater um papo? Esse vai ser nosso próximo tópico!
Agência de Marketing: um menor custo aliado a um melhor desempenho
Reduzindo custos: Se o que você busca é uma opção mais barata e eficaz, as agências são para você! Muitos encontram dificuldade não só no quesito financeiro ao montar um time de marketing próprio, mas também em lidar com todas as questões jurídicas na hora de montar um outro departamento na empresa. Além disso, existem outros itens como espaço, demanda e seleção de profissionais… Bem, por que passar por tudo isso se já existe uma solução prática a sua disposição?
Time de especialistas em diversas áreas:
Encontrar bons profissionais não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando você precisa de experts em diversas áreas… Uma agência de marketing já possui, normalmente, bons profissionais nas suas respectivas atividades e, por isso, pode ser muito mais efetiva na hora de montar estratégias e bons conteúdos para você.
Recursos avançados ao seu alcance:
Além de bons profissionais, uma agência de marketing pode ter parcerias, ferramentas e tecnologias muito interessantes no marketing digital. Muitas vezes você pode não ter nem sequer conhecimento dessas ferramentas e muito menos um orçamento disponível para contratá-las.
Equipe Interna: comunicação e alto investimento
Comunicação rápida: Uma das principais vantagens de uma equipe interna é a comunicação rápida. A equipe vai estar ao alcance sempre que surgir alguma coisa urgente a ser feita,
Exclusividade: Exclusividade é uma outra vantagem, mas é importante lembrar que uma equipe interna custa bastante e nem sempre há demanda para todos os profissionais contratados. Algumas vezes você vai precisar de um designer, mas em outras você vai apenas necessitar de um analista de marketing.
Que tal ter os dois?
O ideal seria ter uma pessoa responsável pela gerência de marketing dentro da sua empresa e contratar uma agência de marketing externa para cuidar de todos os procedimentos pontuais da sua estratégia de marketing. Por isso, investir nesses profissionais talvez seja um bom investimento para sua empresa! Mas se o seu orçamento for curto, indicamos procurar uma boa agência de marketing, com profissionais treinados e que vão cuidar bem do marketing do seu negócio!
E se você está procurando uma boa agência de marketing, que tal bater um papo com a gente para sabermos mais do que você precisa? A Madder é especialista quando se trata de marketing digital e inbound marketing e vamos adorar te receber!