Quer entender como funciona a Automação de Marketing? Então, leia este texto para saber o que é, as vantagens e qual o caminho mais rápido para começar a implementá-la no seu negócio!
A Automação de Marketing é toda ação e processo do marketing feita de forma automatizada, ou seja, utilizando tecnologias.
O agendamento de posts para as redes sociais (com a ferramenta de gerenciamento de redes sociais, como o mLabs) e o disparo de e-mails (com ferramentas como Mailchimp, RD Station e Mailify) são exemplos dessa automação.
Como consequência, tem-se a maior eficiência das ações de marketing, a escalabilidade. Isto é, a produção de processos de marketing em larga escala, com custo e tempo reduzidos. Além disso, facilita a manutenção do relacionamento com os leads (clientes em potencial).
Dessa forma, a Automação de Marketing acontece em todo o processo de marketing. Realiza-se uma tarefa após a outra automaticamente, os workflows (fluxos de trabalho).
A estratégia de Marketing que mais utiliza a automação é o Inbound Marketing. Isso porque é possível automatizar a gestão dos leads no funil de vendas. Esse funil refere-se às etapas que o seu cliente passa até comprar o seu produto/serviço.
Sendo assim, a automação é responsável por gerar leads, nutri-los e conduzi-los até o momento da compra. Posteriormente, também é responsável por conquistá-los e fidelizá-los.
Automação de Marketing, como mencionamos, é realizada por meio de tecnologia. Mais especificamente, por um software que engloba as ações de marketing da empresa. É nesse software que a automação das estratégias de marketing são, de fato, consolidadas.
Essa ferramenta possibilita traçar os caminhos para a automação, reunir a equipe envolvida no processo, colher dados dos leads e analisar métricas do funil de vendas. Além disso, algumas permitem também a criação de materiais, como landing pages.
Primeiramente, o Funil de Vendas nada mais é do que os estágios em que seu cliente passa até ser fidelizado. E é dividido em 3 etapas: topo de funil (Tofu), meio de funil (Mofu) e fundo de funil (Bofu).
No Tofu, ocorre o processo de atração de visitantes para o seu negócio. Nesta etapa, o visitante descobre que possui um problema.
No Mofu, esses visitantes devem ser convertidos em leads, que, por sua vez, são orientados a achar uma solução.
Já no Bofu, o cliente está pronto para comprar. É o momento que ele toma a decisão de compra e, posteriormente, precisa ser fidelizado.
O que acontece é que a Automação de Marketing permite que o estágio que o cliente está seja identificado. E, assim, sejam feitas as estratégias de marketing (como conteúdo qualificado) específicas para os clientes de cada estágio. Isso possibilita que ele avance no funil de vendas.
Com a maior eficiência do funil de vendas, cada vez mais leads se tornam maduros. Quer dizer, mais eles reconhecem seus problemas e necessidades e as soluções para eles.
Esses leads, portanto, têm mais tendência a investir na solução, ou seja, comprar o seu produto. Dessa forma, com leads mais maduros, a Automação de Marketing permite aumentar o ticket médio, a média de venda para cada cliente.
As personas são representações dos clientes ideais da sua empresa. É composta por informações reais, comportamento desses clientes, idade, sexo, motivações, objtivos e problemas/dores.
A Automação de Marketing permite criar campanhas segmentadas para cada tipo de persona. Isso estabelece uma comunicação personalizada para cada uma. Como resultado, é mais rapido fidelizar esses clientes, uma vez que o relacionamento se torna sólido.
Quem é vendedor sabe, quando o cliente conhece bem os seus problemas é muito mais fácil ajudá-lo a achar a solução com seu produto/serviço. Pois esse cliente, na verdade, está precisando de apoio para tomar uma decisão de compra.
Vimos que a automação pode gerar leads mais maduros. Sendo assim, quando esses leads são entregues aos vendedores, as chances de vendas são bem maiores.
A Madder é uma agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing, a estratégia de Marketing que mais utiliza essa automação.
Nós usamos o RD Station Marketing para automatizar as ações de marketing dos nossos clientes. Isso porque essa ferramenta é a líder dos softwares de Automação de Marketing no Brasil.
Levamos em consideração as caracterísitcas do seu negócio para desenvolver nossas estratégias. Sendo assim, para automatizar o marketing do seu negócio, fale com um de nossos consultores!
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