Muitas empresas ainda não se adequaram à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Se a sua está entre elas, saiba que isso afeta muitas áreas, mas principalmente as estratégias de Marketing do seu negócio.
A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, diz respeito ao tratamento de dados pessoais. De acordo com o Governo Federal, o principal objetivo é proteger os direitos fundamentais à privacidade e à liberdade dos cidadãos.
Quer saber como funciona a LGPD e quais são as mudanças em relação às estratégias de Marketing Digital? Então, nos acompanhe!
A Lei Geral de Proteção de Dados visa garantir a proteção das informações dos brasileiros. No Brasil, a lei vigora desde 2020 e foi um marco sobre a legislação de proteção de dados. Pois, até então, a proteção legislativa não era tão específica.
O Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Acesso à informação e o Marco Civil da Internet eram os únicos meios de proteção.
Quando falamos em dados, pode-se ter a impressão de que se trata somente das informações na internet. No entanto, a LGPD abrange, além do ambiente digital, o físico.
Agora, entenda como a LGPD afeta o Marketing Digital:
Como dito, a LGPD lida com a proteção de dados, como informações pessoais. Acontece que o Marketing Digital usa diariamente os dados de usuários e visitantes do seu site em suas ações estratégicas.
A geração de leads, por exemplo, é a captação de dados dos clientes em potencial. Nome, e-mail, telefone e outras informações relevantes para a empresa. Essa captação acontece por inserção de Cookies pelo site no navegador do visitante ou preenchimento de formulários em landing pages.
A LGPD em relação ao Marketing Digital, portanto, tem o objetivo de proteger a coleta e a gestão desses dados. Sendo assim, as empresas precisam alinhar suas estratégias com os princípios da nova lei.
Neste princípio, a empresa precisa explicar ao usuário como os dados coletados serão utilizados. E essa explicação precisa ser compreensível. Além disso, a empresa não pode fazer processos com novas finalidades sem que o usuário saiba.
Essas informações devem aparecer como avisos ao usuário por meio de plugins e pop ups (janelas flutuantes) no site.
Os dados que sua empresa solicita do lead ou cliente devem ser adequados de acordo com o seu setor. Isso quer dizer que, se você é uma empresa de arquitetura, por exemplo, não faz sentido pedir dados sobre saúde.
As empresas devem analisar quais dados são, de fato, essenciais para o seu negócio. Elas só poderão utilizar dados realmente necessários para suas estratégias.
Aliás, os dados utilizados significam uma série de responsabilidades da empresa. Vazamentos, por exemplo, é uma das questões que é preciso se prevenir. Dessa forma, quanto mais dados forem utilizados nas estratégias de marketing, maiores serão as responsabilidades.
O cliente/usuário deve ter livre acesso para consultar de maneira simples todos os dados que a empresa captou sobre ele. Assim como as finalidades de cada dado.
Este é um dos principais princípios da LGPD em relação ao Marketing Digital e presença online. Isso pois o usuário precisa consentir sobre o uso das informações que ele disponibiliza. Sendo assim, precisam ser informados sobre a política de privacidade da empresa.
Além disso, o repasse de dados para terceiros precisa estar claro na política da empresa. Pois, caso ocorra, é necessário consentimento também.
Os dados coletados pela empresa devem ter a garantia de qualidade , ou seja, estar atualizados.
A empresa tem que utilizar medidas técnicas e administrativas para proteger os dados que coleta.
É como mencionamos no princípio de necessidade, quanto mais dados, mais responsabilidades cairão sobre a empresa. Sendo assim, sejam ilícitas ou acidentais, as invasões e os vazamentos devem ter atenção!
As medidas de coleta e de tratamento de dados pessoais precisam adotar medidas de prevenção de danos e outros erros. As próprias ações para evitar um vazamento ou o uso indevido de dados, por exemplo, já são medidas de prevenção.
Por isso, este princípio tem relação com os outros, principalmente o de segurança.
Este é simples e básico. O uso dos dados dos usuários, de maneira nenhuma, podem servir para fins de discriminação ou ações abusivas.
A empresa, além de garantir que as exigência da LGPD sejam efetivadas, precisa demonstrar essa eficácia. O órgão responsável por exigir e fiscalizar essas medidas é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Não seguir os princípios da LGPD pode acarretar em multa de até 2% do faturamento. É claro que ela não afeta somente as estratégias de Marketing Digital de uma empresa, no entanto, focaremos nelas.
Sendo assim, confira algumas medidas para sua empresa adequar suas ações de marketing à lei:
Os cookies são pequenos arquivos criados nos sites e páginas de uma empresa e inseridos no navegador do visitante.
Dessa forma, coleta informações não sensíveis: páginas visitadas, tempo de permanência, preenchimento de formulários, entre outros.
O princípio da transparência, como vimos, exige que para a coleta de cookies se tenha o consentimento do usuário. Sendo assim, é necessário que o site da sua empresa, assim que o visitante o acessa, libere o alerta sobre o recolhimento dos dados e peça seu consentimento.
A ideia é que depois que o visitante ler as informações, ele aceite ou não a coleta de dados por meio de um botão de click.
Desse modo, a navegação na página deve ser restrita até que o usuário aceite o recolhimento de cookies.
Obs: o visitante deve entender com clareza que cookies são seus dados pessoais. Muitos não sabem essa nomenclatura e a transparência também recai sobre isso.
A criptografia é uma regra da LGPD. É um processo que visa diminuir as chances que terceiros acessem os dados de seus clientes ou leads.
Sendo assim, ao coletar os dados dos clientes, é extremamente importante garantir que se tenha soluções para a segurança desses dados. A empresa precisará investir nessas soluções tanto no ambiente digital quanto no físico.
São muitas as medidas para adequar as estratégias de marketing da sua empresa à LGPD, uma vez que um dos principais objetivos é a coleta de dados para geração de Leads.
No entanto, é possível ter mais segurança em respeitar os princípios da LGPD utilizando ferramentas de gestão de marketing como o RD Station.
Essas ferramentas são atualizadas sempre que necessário, inclusive nos aspectos sobre o tratamento dos dados dos leads captados.
Sendo assim, fica muito mais simples contratar ferramentas como essas, ou mesmo uma agência que esteja preparada para lidar com as normas da LGPD.
Aqui na Agência Madder, nossa equipe já se preocupa com este assunto e preparamos nossos clientes mesmo antes desta lei ser validada.
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