Quer atrair mais clientes? Conheça o Inbound Marketing
Quando você busca atrair clientes para o seu negócio através da internet, o que lhe vem à cabeça? Anunciar em redes sociais? Trazer mais visitações à sua página? Mas e depois de conseguir aumentar as visitas, o que fazer?
Por isso, lembre-se: conseguir trazer mais pessoas para a página do seu negócio é apenas metade do caminho! As estratégias de Inbound Marketing estão aí para: levar mais visitantes à sua página, convertê-los em leads e transformá-los em clientes (e clientes fiéis!).
Mas o que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é o processo de atrair a atenção de prospects: pessoas ou empresas que, em algum momento, entram em contato com seu negócio e podem virar clientes. Essa atração é feita através da criação de conteúdo, atingindo pessoas que ainda não decidiram que precisam comprar.
→ A propósito, falar em criação de conteúdo é falar de Storytelling. Explicamos aqui no blog como você pode utilizar desse método para persuadir os seus visitantes e potenciais clientes. Dá uma olhada lá!
Por isso, o inbound é uma das formas mais eficientes de converter usuários da internet em clientes, que se tornam até bons propagadores da sua marca. Além disso, não podemos nos esquecer do seu ótimo retorno sobre investimento (ROI).
Marketing Tradicional vs. Inbound Marketing
Quando pensamos nos métodos tradicionais de marketing, nos vêm à cabeça compra de anúncios de rádio e televisão, distribuição de panfletos, propaganda em outdoors, etc.
Nós chamamos essas estratégias de Outbound Marketing. Isso quer dizer ir atrás da sua audiência, tentar colocar a mensagem da sua empresa à vista das pessoas no dia a dia delas.
Inbound Marketing, em vez disso, foca na criação de conteúdo de qualidade que efetivamente atrai clientes para o seu negócio.
Os usuários já estão procurando na internet por respostas para os problemas deles. Assim, o objetivo aqui seria de fornecer informações úteis a esses usuários na intenção de conquistá-los. Tudo com base naquilo que eles já estão pesquisando.
Então, alinhando o conteúdo publicado no seu site/blog com os interesses do seu cliente, você terá espontaneamente atraído um tráfego de visitantes, que precisam ser convertidos em leads e depois em clientes.
Atrair → Converter → Fechar → Fidelizar
- Atrair: precisamos atrair para o seu site o público-alvo modelo (a sua persona!) para o seu negócio, através de conteúdos que respondam as perguntas que sua audiência possui. Para isso, usamos post de blog, pesquisa e aplicação de palavras-chave e SEO. Aqui, estratégias de outbound como anúncios no Google são também muito bem-vindas.
- Converter: com landing pages otimizadas, formulários e Call To Action eficientes, convertemos esses visitantes em leads. Nesse momento, as informações de contato do usuário é a moeda de troca. Ele nos dá dados como nome e e-mail para obter um material interessante para ele, como eBooks, materiais ricos, etc.
- Fechar: através do lead scoring, de e-mails marketing e relatórios, chegou a hora de trabalhar para transformar esses leads em novos clientes.
- Fidelizar: agora que você conseguiu novos clientes, não é hora de simplesmente se esquecer deles! É preciso continuar a compartilhar com eles conteúdos relevantes, que o eduquem quanto ao produto ou serviço que você vende. Temos de deixar claro que ainda lembramos dele e o vemos como um parceiro.
Simples, não? A estratégia de Inbound Marketing não é tão difícil de se compreender, mas esperamos ter esclarecido como ela realmente funciona.
Aplicar o inbound, porém, é um pouco mais complicado, pois requer conhecimentos de pesquisa, redação, análise e uso de ferramentas que auxiliam nas tarefas. Precisamos ter sempre em vista resultados: vender mais é o objetivo.
Dúvidas sobre como atrair clientes usando a internet? Marque um café conosco… Marketing digital é o nosso assunto favorito! Estaremos prontos para resolver qualquer dúvida e disponíveis para te ajudar com o seu problema.