Produzir um conteúdo criativo, interessante e certeiro nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente, porque é preciso planejamento, conhecimento e muitas informações sobre seu público para ter efetividade na comunicação da sua empresa/negócio. Neste blog, mais do que entender como produzir um bom conteúdo, vamos esclarecer como o Funil de Vendas é fundamental nesse processo.
E o melhor de tudo: desvendamos como produzir conteúdo para cada etapa do funil! Continue no texto e descubra!
O funil de vendas mostra em qual momento de compra o seu potencial cliente está. Ou seja, é um modelo estratégico que permite visualizar os estágios do seu cliente até o fechamento da venda.
O funil de vendas possui três etapas, momentos que o cliente passa até comprar o seu produto. São elas: ToFu (topo de funil), MoFu (meio de funil) e BoFu (botão de funil – fundo de funil).
É muito comum confundirmos o Funil de Vendas com a Jornada de Compra. Isso porque são conceitos que estão completamente interligados.
Para esclarecer, a Jornada de Compra se refere às etapas que o cliente passa até comprar seu produto/serviço. Já o Funil de Vendas diz respeito à estratégia que será utilizada para acompanhar essa jornada de compra do cliente.
Sendo assim, é no Funil de Vendas que serão definidas estratégias e decisões para conduzir o cliente em sua Jornada de Compra.
No ToFu, o cliente ainda não sabe que possui um problema ou necessidade a ser resolvida. Sendo assim, esse é o momento de educá-lo, mostrá-lo que ele possui um problema.
Neste momento o cliente ainda é um visitante, pois ele ainda não efetuou nenhuma compra e está descobrindo e aprendendo. Dessa forma, seu objetivo deve ser transformá-lo em lead (cliente em potencial). Justamente para guiá-lo aos próximos estágios do funil de vendas.
Assim que o visitante reconhece que possui um problema e começa a pesquisar sobre ele, entramos no meio do funil. Nesse estágio, os visitantes já se tornaram leads (deixaram alguns de seus dados em troca de um conteúdo).
Esse é o estágio em que o cliente precisa achar soluções para seu problema. Ou seja, seu papel é mostrar dicas e técnicas para que ele encontre essa solução.
Mostrar que o cliente pode confiar em você é uma ótima forma de fazer isso!
Já no fundo de funil, os leads se demonstram mais qualificados. Ou seja, passaram por um processo de “educação” para chegar até a compra.
Nesta etapa, é o momento que o cliente tem o contato com um vendedor. Isso porque esse cliente já sabe que possui um problema e busca por uma solução que o resolva. Portanto, ele só precisa identificar no seu negócio uma solução, para, finalmente, comprar o seu produto.
Os conteúdos também precisam ser focados para os clientes desta fase. O objetivo é conduzi-lo para a etapa final do funil: a venda. Por isso, é preciso mostrar seu serviço/produto, enfatizando suas vantagens e a solução que oferece.
Fique atento! Este estágio não acaba no momento da venda.
O BoFu ainda inclui um processo posterior à conclusão da compra: a fidelização do cliente. Nesse processo de pós-venda, o objetivo é que a sua empresa desenvolva métodos para manter esse cliente fiel ao seu negócio.
Assim, além dele fazer mais compras com você, também se transformará em um promotor da sua marca!
Blog Posts: os blogs funcionam como um banco de conteúdos da sua empresa. Sendo assim, é possível publicar diversos assuntos e informações. Uma maneira de usar o blog, visando aumentar a visitação do site, é criar blog posts de topo de funil.
Esses posts geralmente são mais curtos (cerca de 500 palavras). O objetivo principal é atrair visitação, escrevendo sobre coisas que as pessoas estão procurando, aprendendo e tirando dúvidas.
Os blog posts serão escritos para fins educativos. Explicando, esclarecendo e explorando determinado assunto, produto ou serviço, por exemplo.
Blog Posts: assim como para o topo de funil, os blog posts também podem e devem ser adaptados para o meio de funil. A diferença é que os leitores já foram educados e reconhecem suas necessidades.
Por isso, eles precisam de blogs que apresentem ao leitor (lead) a solução que ele precisa. Essa solução, é claro, será seu produto ou serviço.
Dessa forma, os textos dessa etapa costumam ser mais extensos e específicos. Além disso, também apresentam a solução de um problema por meio dos serviços do seu negócio.
Ebooks: os ebooks também são ótimos conteúdos para aqueles que estão considerando uma solução para seus problemas. Pois eles precisam de confiança no seu negócio para avançar no funil de vendas.
Os ebooks costumam ser mais extensos que os post blogs. Além disso, eles possuem sua própria diagramação e diversas imagens. Dessa forma, também é um conteúdo com mais apelo visual.
Cases de clientes: os cases de sucesso são exemplos sobre a eficiência dos seus produtos. Ou seja, como eles cumpriram suas promessas aos clientes. Usando como exemplo a Madder, o nosso case será um documento que explica como os serviços de marketing que oferecemos foram capazes de criar bons resultados aos nossos clientes.
Depoimentos: esta é outra forma de criar autoridade e transmitir confiança ao cliente. O objetivo é que ele conclua sua jornada de compra. Uma maneira de conseguir depoimentos é elaborando um formulário de opinião para quem já é seu cliente.
Nosso conteúdo te ajudou? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações do universo do Marketing Digital. Somos uma empresa com mais de uma década atuando no Marketing Digital, e possuímos uma estratégia eficiente para alavancar seu negócio! Faça sua cotação online!