Você sabe o que é funil de vendas e o porquê ele é tão importante para as estratégias de marketing digital do seu negócio?
Resumidamente, o funil de vendas permite que você desenvolva estratégias para conduzir o cliente até a compra do seu produto de forma mais eficiente. Dessa forma, suas vendas não só aumentam como seus clientes se tornam fiéis ao seu negócio.
Quer saber como isso acontece e como montar um? Então, acompanhe o texto até o final!
O funil de vendas mostra a jornada de compra do seu cliente, ou seja, é um modelo estratégico que permite visualizar os estágios do seu cliente até o fechamento da venda.
Sendo assim, essa estratégia visa facilitar o acompanhamento e a condução do cliente até a compra.
O funil de vendas possui três etapas, momentos que o cliente passa até comprar o seu produto. São elas: ToFu (topo de funil), MoFu (meio de funil) e BoFu (botão de funil – fundo de funil).
No ToFu, o cliente ainda não sabe que possui um problema ou necessidade a ser resolvido. Sendo assim, esse é o momento de educá-lo, mostrá-lo que ele possui um problema.
Portanto, forneça conteúdo que o ajude a identificar esses problemas/necessidades para, posteriormente, mostrá-lo a solução com o seu produto/serviço.
Lembre-se, neste momento o cliente ainda é um visitante (usuário que chega ao seu site ou blog), pois ele ainda não efetuou nenhuma compra e está descobrindo e aprendendo. Dessa forma, seu objetivo deve ser transformá-lo em lead (cliente em potencial), para guiá-lo para os próximos estágios do funil de vendas.
Assim que o visitante reconhece que possui um problema e começa a pesquisar sobre ele, entramos no meio do funil. Normalmente, nesse estágio, os visitantes já se tornaram leads (deixaram alguns de seus dados em troca de um conteúdo).
Esse é o estágio em que o cliente precisa achar soluções para seu problema. Ou seja, seu papel é mostrar dicas e técnicas para que ele encontre essa solução.
Mostrar que o cliente pode confiar em você é uma ótima forma de fazer isso. Você pode informá-lo de modo que demonstre sua preocupação ao passar o melhor conteúdo para ele. Desse modo, não deve parecer que você só está interessado em vender de qualquer forma!
Já no fundo de funil, os leads já se demonstram mais qualificados, ou seja, passaram por um processo de “educação” para chegar até a compra.
Nesse estágio, é o momento que o cliente tem o contato com um vendedor. Isso porque esse cliente já sabe que possui um problema e busca por uma solução que o resolva. Portanto, ele só precisa identificar no seu negócio a solução e finalmente comprar o seu produto.
Os conteúdos também precisam ser focados para os clientes desta etapa. O objetivo é conduzir o cliente para a etapa final do funil, a venda. Por isso, é preciso mostrar seu serviço/produto, enfatizando suas vantagens e a solução que oferece ao cliente.
Porém, este estágio não acaba no momento da venda!
O BoFu ainda inclui um processo posterior à conclusão da compra: a fidelização do cliente. Nesse processo de pós-venda, o objetivo é que a sua empresa desenvolva métodos para manter esse cliente fiel ao seu negócio.
Assim, além dele fazer mais compras com você, também se transformará em um promotor da sua marca!
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre marketing digital? Continue acompanhando nosso blog e conheça a estratégia do Inbound Marketing, utilizada pela Agência Madder. Além disso, confira o material: Guia Prático – Como fazer sua empresa vender muito mais!