Você sabe o que são gatilhos mentais? Esse recurso da mente humana é muito utilizado no marketing digital e é uma poderosa ferramenta para aumentar suas conversões e vendas!
Quer saber como? Então, sem mais delongas, confira:
Os gatilhos mentais são recursos do cérebro humano para facilitar a tomada de decisões. Ou seja, o nosso cérebro automatiza algumas ações de escolhas mais complexas, visando não se sobrecarregar mentalmente.
As decisões que tomamos e não percebemos, por exemplo, são gatilhos mentais. Elas ocorrem por meio de nosso subconsciente para ajudar na enorme quantidade de decisões que precisamos fazer.
Esses gatilhos são despertados inconscientemente, no entanto, mesmo assim, são escolhas individuais relativas às experiências de cada pessoa. Por isso, sofrem interferência de questões culturais, relações sociais, entre outras.
Os gatilhos mentais são estudados no campo da neurociência, porém, estamos aqui para explicar como ele se aplica no marketing e nas vendas do seu negócio! Siga no texto.
Os gatilhos mentais fazem parte do comportamento do ser humano. O marketing e vendas estudam esse comportamento, aplicando-o ao consumidor. Dessa forma, as empresas buscam entender o que leva esses consumidores à decisão de comprar seu produto/serviço.
A partir do neuromarketing e seu estudo sobre o inconsciente do consumidor, percebeu-se que os gatilhos mentais são um recurso muito eficiente para persuasão.
O marketing, portanto, aproveita os sentimentos despertados pelos gatilhos mentais em suas estratégias para gerar e nutrir leads (clientes em potencial). E, consequentemente, aumentar suas vendas.
Mas, fique atento! O uso de gatilhos mentais precisa ter abordagens reais, sem exageros ou mentiras. Apesar de parecer que isso é óbvio, muitas empresas não os utilizam com tanta responsabilidade e acabam por enganar seus clientes.
Agora que você já entendeu como o marketing utiliza os gatilhos mentais, confira alguns exemplos:
O gatilho de prazer x dor é um dos mais utilizados no marketing. Isso porque sempre procuramos resolver nossas dores (problemas/dificuldades) e ficarmos confortáveis.
Sendo assim, as empresas costumam usar esse gatilho para identificar seu produto/serviço como uma solução para as dores de seus clientes. Ou seja, mostrando como irá proporcionar uma grande mudança em sua vida, para melhor, é claro.
Utilizaremos como exemplo a copywrite da legenda da peça de divulgação do nosso post blog.
“Por que empresas faliram com a pandemia e como salvar a sua?”. Confira:
A pandemia da covid-19 mudou radicalmente a vida e a rotina das pessoas e com isso afetou também as empresas, desde as pequenas até as grandes referências do mercado.
Como resultado, muitas empresas faliram, porém, outras vem conseguindo se manter.
Qual será a diferença entre elas?
Descubra acessando nosso post blog e saiba como salvar seu negócio!
Este é muito famoso no mundo do marketing. Com certeza você já viu diversas vezes o gatilho de escassez quando navegava pela internet.
Basicamente, o marketing usa a escassez para despertar o nosso instinto de sobrevivência. Quer dizer, quem nunca se apressou para comprar algo porque estava acabando?
Ou seja, é utilizado para que o cliente tome sua decisão rapidamente. Por exemplo: “Últimos produtos do estoque”, ou “Vagas limitadas”.
Perceba que este gatilho está relacionado à quantidade de alguma coisa, seja produto ou vaga para adquirir seus serviços. Agora, você irá conhecer o gatilho de urgência, que é bem parecido com o da escassez.
O gatilho da urgência também tem como objetivo despertar o sentimento de que o produto está acabando e que o consumidor precisa se apressar. No entanto, ao contrário do gatilho de escassez, o gatilho de urgência utiliza o tempo.
“A promoção é só até amanhã!”, “O cupom de desconto é válido até às 20:00 de hoje”. Esses são alguns exemplos de gatilhos que muitas empresas utilizam em suas campanhas.
Você já entrou em algum site de compras que cronometrava o tempo de um desconto até ele acabar? Pois é, este é um exemplo de gatilho de urgência!
A curiosidade também é um gatilho mental, e ela é despertada sobre aquilo que queremos saber. Dessa forma, esse gatilho incentiva a despertar a vontade de clicar no conteúdo/material.
Você já deve ter visto o gatilho mental da curiosidade sendo utilizado em títulos de blogs. Veja só:
Este é um dos gatilhos mentais mais eficientes do marketing. A princípio, o ser humano é um ser sociável, e como vivemos em sociedade, queremos nos sentir parte dela.
Portanto, nosso subconsciente toma decisões que se baseiam no que as pessoas ao nosso redor pensam, usam e adquirem.
Um exemplo são as curtidas nas redes sociais, quando vemos alguma imagem que recebeu grande engajamento, nós temos interesse e, muitas vezes, acabamos curtindo também.
Sendo assim, é muito comum ver empresas que compartilham depoimentos, cases de sucesso e opiniões de seus clientes. Dessa forma, as pessoas se sentem mais seguras para comprar seu produto/serviço.
Gostou desses gatilhos mentais? Então, confira o trabalho da Agência Madder, especializada em Marketing Digital com estratégia de Inbound Marketing. Aqui, nós realizamos as estratégias de marketing mais certeiras para aumentar as suas vendas!
Ainda na dúvida sobre a contratação de uma agência de Marketing para o seu negócio? Faça um diagnóstico de contratação!