Inbound Marketing: quanto custa investir nessa estratégia?
Quanto dinheiro devo aplicar na estratégia de inbound? Devo esperar um pouco mais para investir? Como calcular se estou tendo retorno? Afinal, o Inbound Marketing vale mesmo a pena? Essas e muitas outras perguntas surgem sempre que falamos em inbound marketing e marketing digital como um todo.
Pois bem, aqui vamos tentar te explicar um pouco mais sobre como saber se seu investimento está dando resultados e te ajudar a decidir se a sua empresa está pronta ou não para o que o Inbound pode te oferecer.
O que você já tem e no que você vai investir?
O primeiro passo para saber o quanto você vai investir, é saber do que se trata o Inbound Marketing e do que ele necessita para funcionar.
O inbound marketing se baseia na atração através do conteúdo. Portanto, ele precisa de algumas ferramentas disponíveis na internet para que possa ser posto em prática.
Aqui vai uma lista de alguns itens que irão ser encaixados em seu investimento e farão com que esse método funcione e gere resultados:
- Plataformas de automação de marketing digital, como, por exemplo, a RD Station;
- Desenvolvimento de um site responsivo, onde o conteúdo será publicado;
- Otimização do site para SEO e palavras chaves;
- Produção de conteúdo otimizado para SEO ( ebooks, postagens para blogs, landing pages…);
- Produção de email marketing e campanhas de mídia paga;
- Elaboração de estratégias e análise mensal do funil de vendas.
E esses são apenas alguns dos itens os quais você irá investir….
Se a sua empresa já tiver uma maturidade digital maior, ou seja, um site próprio, redes sociais ou já fizer parte de alguma plataforma de automação de marketing, o preço do investimento pode baixar. Mas todos esses itens são de extrema necessidade para que a estratégia de inbound marketing funcione.
Quais os motivos para investir no Inbound?
Mas afinal, por que você iria investir seu dinheiro nesta estratégia?
O inbound é um método que envolve a não utilização de propagandas invasivas. Portanto, ele espera que o cliente vá atrás da solução , no caso, o seu produto. Isso gera uma série de consequências para você, que está vendendo a solução para a dor do cliente. Vejamos algumas delas:
Custo baixo em relação ao Outbound
Quando direcionamos nossos esforços para que o cliente certo no momento certo chegue até nós, poupamos uma infinidade de recursos. Pense só no custo de manter uma propaganda exposta em canais de TV ou mesmo em um outdoor, expostos para todos, mas não para o cliente que vai de fato comprar o seu produto? E se a pessoa certa não passar pelo seu anúncio?
No Inbound, através do mapeamento de persona, o lead virá para você através do site e até mesmo das redes sociais. O custo será muito menor por causa do direcionamento certeiro.
Total controle das métricas
Vamos utilizar novamente o exemplo do outdoor. Você não tem como metrificar quantas pessoas o viram, quais suas idades, que tipo de interesses elas tem entre outros tantos dados que podemos facilmente saber com o Inbound Marketing.
No final, tudo isso vai ajudar você a entender qual o seu cliente ideal e por quais motivos ele comprou os seus produtos. Com essas informações você poderá direcionar ainda mais sua campanha e aumentar os seus lucros.
Maior índice de fidelização de clientes
Através do inbound, os clientes sentem que a empresa é relevante para eles, que está disposta a ajudar nas suas dores e que está próxima dele. Tudo isso faz com que eles criem laços com a marca e retornem para uma futura compra.
ROI e outras dicas para saber se o seu investimento deu certo!
Entender se o inbound marketing está mesmo gerando resultados depende exclusivamente dos seus objetivos!
A sua empresa precisa primeiramente de visitação e reconhecimento? Esses visitantes estão sendo convertidos em vendas? É necessário trabalhar na retenção de clientes?
Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de mensurar se a estratégia deve ser mudada ou se o seu investimento está gerando resultado.
Você pode também utilizar de uma continha básica: o ROI ( Retorno sobre Investimento ). É bem fácil de calcular! Só diminuir o ganho do investimento e o custo do mesmo e dividir tudo pelo custo do investimento.
Deu pra perceber que as vantagens do inbound são muito maiores do que o custo do investimento, certo? Se você quiser conversar um pouco mais sobre o custo-benefício das estratégias de inbound com a gente, clica aqui e vamos tomar um café na Madder! Vamos adorar te receber!