O Marketing de Relacionamento é uma das principais estratégias para estabelecer clientes fiéis e satisfeitos com sua marca. Quer saber como funciona? Leia este texto até o final!
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O Marketing de Relacionamento é um combo de ações que criam um relacionamento mais próximo e eficiente entre cliente e empresa. O principal objetivo dessa estratégia de marketing é fidelizar clientes e torná-los promotores recorrentes da marca.
Confira algumas dessas ações:
Além de fidelizar os clientes, o principal objetivo do Marketing de Relacionamento é fazer com que a empresa se torne referência por meio de boas experiências dos usuários.
Um dos primeiros pontos é que o Marketing de Relacionamento também visa o aumento das vendas, já que fideliza os clientes.
A aproximação do cliente e empresa beneficia ambas as partes. O cliente recebe respostas rápidas, personalizadas e interessantes. Já a empresa consegue ter bons feedbacks para melhorar seus processos.
Com a melhora desses processos, consequentemente, a percepção de valor dos seus produtos/serviços se tornam cada vez melhores.
Um bom relacionamento com o cliente, mesmo aquele que já comprou em sua empresa, é muito econômico. Isso porque o custo do Marketing de Relacionamento para manter seus clientes é menor que o CAC, Custo de Aquisição de Clientes.
Sendo assim, esse relacionamento é capaz de gerar mais compras pelo mesmo cliente, além de novas indicações!
A primeira estratégia do Marketing de Relacionamento, claro, é investir em um atendimento de qualidade. Já sabemos que um bom atendimento é fundamental para efetuar uma venda e até mesmo fidelizar o cliente.
Para isso, é necessário ter profissionais capacitados para o contato e atendimento ao cliente!
Outra estratégia excelente é criar programas de fidelidade. Ou seja, ações que permitam algum tipo de vantagem para o cliente sempre estar comprando/contratando com o seu negócio.
Um bom exemplo são os cartões de lojas de varejo. Quem nunca teve um cartão da Magazine Luiza, Casas Bahia, entre outros, pois ofereciam descontos? Pois é, esse é um tipo de programa de fidelidade.
Outros exemplos que estão em nosso dia a dia são as pontuações em cartões de crédito. Eles oferecem múltiplas vantagens aos consumidores.
Hoje em dia, as redes sociais são o primeiro contato que as pessoas terão com sua empresa. Seja no Instagram, Facebook, Youtube ou Whatsapp, manter-se presente nas redes é lembrar os possíveis clientes que sua empresa se importa com eles.
Algumas das melhores ações para as redes sociais são:
Sabe aquela data especial? Um aniversário, o dia das mães ou o dia do estudante, por exemplo. Elas são muito legais para criar um vínculo mais próximo e forte com o cliente.
Para isso, pode ser enviado um e-mail ou uma mensagem no whatsapp em comemoração àquele dia especial para o cliente. Aliás, esse momento pode ser ótimo para efetuar vendas, basta oferecer descontos e outras vantagens alegando ser uma data especial!
Lembrar o cliente que você sabe e se importa com os momentos importantes para ele, cria uma percepção de valor sólida e as chances desse cliente ser fiel a sua empresa são enormes!
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