A forma de comprar mudou muitos nos últimos anos. Ao passo que, com a internet e as redes sociais, as pessoas têm realizado cada vez mais pesquisa na hora de contratar um serviço ou adquirir um produto. E com as viagens isso não é diferente! Por isso, hoje é essencial que as empresas desse ramo invistam em Marketing Digital para agências de turismo.
Com isso em mente, é preciso dizer que o Marketing digital é a ferramenta ideal para alavancar suas vendas neste novo momento da comunicação e do mercado. Quer saber como? Confira a seguir nossas dicas sobre Marketing Digital para agências de turismo.
Muito possivelmente, se você chegou até aqui, é porque já tem uma ideia do que se trata o Marketing Digital. Porém, vale a pena reforçar, não é mesmo? Trata-se de um conjunto de estratégias que uma empresa (ou pessoa) realizadas de forma online, com o objetivo de gerar novas oportunidades de venda.
Através desse método, as empresas criam um relacionamento com seu público, uma identidade de marca e se tornam autoridade em seu segmento.
Agora que nós relembramos o conceito de marketing digital, você deve estar se perguntando “por onde eu começo?”. A seguir vamos te dar dicas de como iniciar essa estratégia. Confira:
Todo projeto antes de ser iniciado deve ser planejado. Com o Marketing digital para agências de turismo isso não é diferente. Antes de colocar a mão na massa, é preciso definir o seu público alvo, conhecer bem o mercado e analisar quais serão os melhores caminhos para o seu caso.
Para isso, estude seus clientes e observe o que sua concorrência vem fazendo, pensando em como você pode superá-la. Lembrando que o planejamento não é algo que precisa ser feito apenas no início, mas deve ser realizado mês a mês de acordo com as metas propostas.
Caso você não possua um site, essa é a primeira coisa que você precisa providenciar (com urgência!). Agora, se você já possui um, é importante analisá-lo. Ele é responsivo? Ou seja, se adapta a diferentes formatos de tela? É funcional e objetivo? As informações importantes são facilmente localizadas?
Um design bonito, também é importante, pois ajuda a chamar a atenção e contribui para a experiência do potencial cliente. Também é imprescindível que o site tenha um chat online, para oferecer informações e tirar dúvidas.
Atualmente, as pessoas têm dado cada vez mais valor a conteúdos que as ajudem de alguma forma. Por esse motivo, é imprescindível que seu site tenha um blog e que nele você compartilhe conteúdos de boa qualidade, que irão atrair seu público alvo e tornar você uma autoridade.
Por exemplo, você pode produzir conteúdos sobre destinos turísticos, para ajudar seu potencial cliente a decidir para onde viajar. Outra ideia, é falar sobre a melhor época do ano para visitar cada destino. Que tal dar dicas de como arrumar a mala?
Ainda sobre conteúdo relevante, os materiais ricos são outro caminho para atrair seu público e gerar leads. Eles podem ser e-books interessantes, infográficos, etc… Tais materiais são importantes, porque para disponibilizá-los você pode solicitar dados de contato do potencial cliente e assim estabelecer uma comunicação.
Uma vez estabelecida uma rede de contato, você pode elaborar uma estratégia incrível de e-mail marketing. Através dele você poderá compartilhar conteúdos, ofertas irresistíveis, descontos e promoções.
Atrair o seu público alvo e dialogar com ele, você precisa estar onde ele está. Por isso, escolha redes sociais que façam sentido para o seu negócio. Além disso, essas mídias são excelentes para reforçar a identidade da sua marca.
Pense em uma estratégia para se destacar da concorrência e crie uma audiência engajada. Assim, você conseguirá manter um relacionamento com seus potenciais clientes, além de atrair novos.
Como vimos até aqui, o Marketing Digital traz diversas ferramentas que podem transformar os resultados da sua Agência de Turismo. Quer colocar essa estratégia em prática com uma ajuda profissional? Entre em contato com a Madder! Estamos preparados para criar uma excelente estratégia para o seu negócio.