7 estratégias de marketing no Linkedin para empresas
Embora nos últimos anos as empresas tenham dado mais atenção ao Facebook e ao Instagram, o LinkedIn tem crescido constantemente, chegando à marca de 500 milhões de usuários! Com toda a certeza, a longo prazo, o marketing no LinkedIn para empresas e marcas B2B será crucial.
O LinkedIn se transformou muito como plataforma. Há anos atrás a rede costumava ser apenas para candidatos a vagas de emprego. As pessoas publicavam currículos e só se ligavam a pessoas que conheciam. Agora, o LinkedIn tornou-se mais uma plataforma de conteúdo! Os usuários compartilham atualizações de status, artigos e interagem uns com os outros em contextos empresariais e profissionais.
Pensando nisso, reunimos alguns dados e dicas do LinkedIn que vão te ajudar a aproveitar um dos recursos digitais mais valiosos para o seu negócio: sua página empresarial! Então, separamos 7 dicas e estratégias para colocar a sua empresa à frente dessa tendência!
Vamos utilizar a plataforma para gerar resultados reais e fechar mais negócios para a sua organização?
1. Primeiros passos: complete sua página
Você sabia que os perfis de empresas do LinkedIn que estão completos recebem até 2x mais visitantes do que aqueles com páginas incompletas? Isso acontece, pois ter um perfil completo da empresa ajuda a passar a imagem de uma organização mais confiável e profissional.
Dessa maneira, seus visitantes também terão as informações necessárias para se conectarem ao seu negócio quando estiverem prontos.
Certifique-se, então, de que a sua página tem os seguintes itens completamente preenchidos:
- Logotipo
- Descrição da empresa
- URL do site
- Tamanho da empresa
- Setor
- Tipo de empresa
- Localização
2. Curta, comente, interaja…
Como construir uma audiência no LinkedIn para empresas?
Há uma estratégia muito simples, que não só funciona para o LinkedIn como também para outras redes sociais. A ideia é: encontrar posts com bom desempenho na sua área e adicionar sua contribuição, seja compartilhando, seja comentando algo relevante. Uma dica boa para achar bons conteúdos assim é pesquisar hashtags relevantes ou verificar os top posts da sua área.
Você pode, ainda, compartilhar um artigo que achou interessante e adicionar em cima o seu próprio ponto de vista.
Ah, e nada de comentários vazios e bobos, como “legal”, “gostei”, etc. Deixe uma contribuição significativa, que mostre que você realmente consumiu aquele conteúdo. Faça isso com bastante frequência e, aos poucos, estará estruturando a marca da sua empresa e construindo sua comunidade!
Sabemos que poucos fazem isso, porque é uma prática difícil de ser implementada. Mas se você quiser construir uma boa comunidade na rede, você tem que se preocupar em agregar valor à ela antes de esperar que eles se preocupem com você!
Caso seja do seu interesse, por exemplo, procure por agências que façam essa gestão para você e converse com seus consultores.
3. Crie conteúdos originais
Você está interagindo com conteúdos relevantes? Então é hora de produzi-los também!
Produza conteúdos! Algo que está gerando bastante interação no LinkedIn são artigos originais e textos que falam sobre negócios, gestão, economia e os diferentes mercados.
Por exemplo, se você tem uma agência de viagens, você poderia escrever um artigo sobre como os CEOs poderiam viajar mais e melhor; se você tem um escritório de arquitetura, você poderia mostrar ao público como seus projetos deram certo; etc… Claro, isso tudo vai depender dos seus objetivos e da sua área de atuação!
4. Programe-se e publique constantemente
De acordo com o próprio LinkedIn, as empresas que postam pelo menos uma vez por mês parecem ganhar seguidores 6x mais rápido que aquelas que não fazem isso. Além disso, seguidores não são apenas números nessa rede social: empresas com pelo menos 150 seguidores normalmente são mais populares e recebem 5x mais visualizações.
Para te ajudar a publicar de forma consistente na página da sua empresa, defina um calendário de postagens e deixe agendadas as suas publicações!
Aliás, seu conteúdo no LinkedIn terá melhores desempenhos se incluir legendas descritivas, imagens atraentes e hashtags.
5. Engaje seus colegas e funcionários
Incentive os seus colegas a interagirem com o seu conteúdo
De acordo com o próprio LinkedIn, incentivar os seus colegas e funcionários a participarem nas suas postagens ajudará a divulgar o seu conteúdo na rede, aumentando o alcance da página da sua empresa. Dessa forma, os amigos mais próximos podem ser o maior recurso em uma estratégia de marketing no LinkedIn para empresas!
Segundo algumas estatísticas, 42% dos usuários do LinkedIn possuem entre 300 a 999 conexões. Se você multiplicar isso pelo número de funcionários da sua empresa, vai entender o alto alcance dessa estratégia!
Incentive os seus funcionários a preencher seus perfis no LinkedIn
Assegurar que todos os perfis da sua equipe estejam completamente preenchidos é uma forma ótima e simples de difundir o conhecimento da sua marca. Além de serem vários perfis com o nome da sua empresa e com uma ligação direta para a sua página, isso vai tornar tornar o seu negócio mais visível nos resultados de pesquisa, tanto no LinkedIn como fora dele.
6. Promova sua página em outros meios
No Marketing Digital, nada sobrevive solo. É preciso um esforço coordenado em todas as plataformas digitais para se obter um crescimento consistente ao longo do tempo.
Por isso, uma boa ideia, por exemplo, é adicionar à sua assinatura de e-mail um link para o seu perfil. É uma maneira rápida de obter mais exposição à sua página no LinkedIn e obter mais seguidores. Assim, você vai garantindo mais e mais conexões e pode ganhar contatos que te ajudarão a obter maior alcance interagindo com o seu conteúdo!
7. Utilize o LinkedIn na organização de eventos
Organizar eventos presenciais é uma estratégia que realmente recomendamos, especialmente se sua empresa for B2B.
Porém, considere também realizar eventos menores. Se você organiza um pequeno evento com participantes que se assemelham aos seus tipos ideais de clientes, você vai se colocar em vantagem para convertê-los posteriormente em oportunidades.
Para isso, você pode usar o alcance orgânico do LinkedIn na hora de garantir esses participantes. Ou, ainda, você pode aproveitar a plataforma de anúncios da rede social para segmentar por pessoas e locais específicos.
E você, já testou alguma estratégia de marketing no LinkedIn para empresas? Esquecemos de alguma ideia que tenha funcionado particularmente bem para a página da sua organização?
Já falamos aqui no blog sobre Facebook para empresas e também sobre outras redes sociais… Com o crescente número de oportunidades no meio digital, temos que estar atentos e prontos para aproveitá-las ao máximo!