O Marketing Promocional tem o principal objetivo de criar ações diretas entre a empresa e seus consumidores. A estratégia de promoção é valiosa para qualquer tipo de negócio, pois ela atinge o mercado segmentado com mais assertividade e interage com condições interessantes que atraem o público-alvo.
Quer entender mais a fundo como promover a sua marca, aproximando mais do seu público e tornar os seus produtos e serviços valiosos para vender mais? Acompanhe o texto até o final!
Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), essa estratégia se refere ao conjunto de ações e promoções que visam gerar mais valor à marca, proporcionando boa experiência na compra de produtos e serviços.
Por meio disso, o valor da empresa e os produtos e serviços se tornam mais visíveis.
E de acordo com as estratégias que o negócio procura atingir, ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, chamam a atenção do cliente com mais facilidade. Divulgando exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão e até mesmo de referência no mercado.
As estratégias do Marketing Promocional precisam de um objetivo claro antes de sua construção, pois ela será direcionada para aproximar do seu potencial cliente.
Neste momento, é importante que você pense: o que a sua persona busca hoje no mercado? Será que as dores estão no preço ou na qualidade e vantagens dos produtos e serviços?
Após isso, faça o planejamento da jornada de compra desse possível cliente, e decida quais das ações abaixo são as ideais para conquistá-lo.
Esta ação do marketing promocional está relacionada às estratégias de brindes, cupons, descontos, condições exclusivas e etc. Que visam atingir o nível de interesse dos potenciais clientes, para atraí-los. Afinal, quem não está interessado em uma promoção verdadeira?
Essa estratégia, também tem grande assertividade na base dos que já são clientes, por meio de um bom relacionamento, as chances de sucesso em implementar esta ação de promoção, são maiores.
Quando se trata da queima de estoques, as ofertas são famosas dentro das ações do marketing promocional!
Elas servem como um aquecimento daquele público que fica somente de olho em seus produtos, esperando a boa oportunidade de conversão. E para a base de clientes, as ofertas são uma ótima oportunidade para reaquecer aqueles que já se esfriaram.
São ações desenvolvidas a partir dos canais digitais e também não digitais, para despertar as “dores” e emoções. O intuito é fazer com que a persona/lead reconheça que tem o problema ou necessidade para resolver e através dessa propaganda encontre uma solução, que seja seu produto/serviço.
São ações pensadas e direcionadas diretamente para o público-alvo e que também incluem o marketing promocional. É uma técnica de comunicação que não usa intermediários para falar com quem tem realmente interesse na compra.
Essa estratégia pode ser feita através de email marketing, materiais ricos, vendas por catálogo e até mesmo pelas mídias patrocinadas.
Com o marketing promocional segmentado, a divulgação da sua marca pode ser mais espontânea, com o intuito de prospectar consumidores e atrair Leads (potenciais clientes) que ainda não sabem a existência da sua empresa/negócio.
Além disso, com o investimento em estratégias digitais, o custo de aquisição de um cliente se tornou menor. Afinal, quanto menor for o gasto para atrair um cliente, maior vai ser, por exemplo, o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Além da atração de futuros clientes, a estratégia de promoção fideliza os clientes em carteira, pelo fato de terem benefícios mesmo após vendas.
Dessa forma, o cliente confia ainda mais em seu produto/serviço e sabe que na hora que precisar, a sua empresa lhe fornece uma condição, preservando o relacionamento.
Um bom planejamento de marketing e vendas, com ações que envolvem as mídias digitais, trabalha bem a proposta e o valor agregado da empresa.
Sua marca pode se tornar a primeira a ser fixada na memória afetiva de um cliente. Mesmo que ele encontre outras opções semelhantes de produto no mercado, ele espera que sua proposta seja mais convincente.
Por isso, a importância de ter mais de uma estratégia de promoção, para que sua empresa tenha capacidade de atingir mais pessoas em diferentes etapas do funil de vendas.
O que diferencia a sua empresa/negócio dos seus principais concorrentes, é o conhecimento que você tem sobre seu público alvo e a sua persona (cliente ideal), com ele, a capacidade de fazer estratégias bem pensadas e criativas se tornam maiores.
Aqui na agência Madder, nosso diferencial é estudar a situação real do negócio, identificando os principais pontos que precisam de melhorias, para assim, montarmos uma jornada de compra ideal para o seu potencial clientes.
Criamos uma ponte necessária entre o marketing e as estratégias promocionais, para que eleve o seu faturamento e evite que mercadorias fique por muito tempo no estoque. Faça uma visita em nosso site.