A Maturidade Digital está associada à transformação digital. Essa transformação trouxe consigo soluções tecnológicas e ferramentas essenciais para o avanço das empresas, negócios e ensino em todo o mundo.
Ela se refere à estrutura da empresa sua força e seu trabalho. E além disso, o quanto a organização está ambientada e capacitada para competir no desenvolvimento de um país.
Com o avanço de tantas tecnologias, assumir o controle desse processo de revolução pode não ser tão fácil, mas é possível tirar proveito dele, escolhendo o que há de melhor no digital para trazer benefícios e evolução a sua empresa.
Quer entender mais sobre isso e saber se a sua empresa tem realmente uma maturidade digital? Continue o texto até o final!
A maturidade digital é um termo que se refere à capacidade de entendimento digital, tecnológico e o quanto uma empresa tem integrado tecnologias, ferramentas e soluções digitais em sua estrutura do dia a dia corporativo.
Maturidade Digital não é o mesmo que a Transformação Digital. A maturidade é um passo mais avançado após a transformação. Transformar-se digitalmente é transpor processos que antes eram físicos para o campo digital mas, também, assimilar a lógica de desenvolvimento constante que essa revolução implica.
Já para ter a Maturidade Digital, é preciso que a empresa se adapte às inovações da transformação, fazendo com que os processos e demandas sejam otimizados para o melhor desempenho dos indicadores.
No Brasil, a maturidade digital está muito associada ao marketing digital, e possui 4 estágios desenvolvidos, de acordo com Google e BCG:
1 – Empresas Nascentes: se trata de um nível básico, ao que se refere às empresas que não estão envolvidas nos resultados de suas estratégias e utilizam dados mantidos por terceiros.
2 – Empresas Emergentes: são empresas que já têm um processo de armazenamento e tratamento dos seus dados, mas utilizam os mesmo como base para as estratégias, mas ainda não conseguem cruzar resultados.
3 – Empresas Conectadas: são empresas que interligam e conectam os dados e informações captadas em múltiplos canais, sendo capazes de cruzar resultados e analisar métricas mais específicas.
4 – Empresas Multimomento: neste estágio, estão empresas que conseguem utilizar a tecnologia para proporcionar experiências únicas e personalizadas, de acordo com o perfil de seus clientes e independente do canal utilizado.
A maturidade digital é importante para simplificar os processos, aumentar o sucesso das métricas da empresa, com organização na gestão e indicadores. Isso faz com que a empresa tenha a sua estrutura de funcionamento calculada e planejada para alcançar os objetivos futuros. Ao aplicá-la você terá retornos como:
Processos administrativos feitos tecnologicamente otimizam tempo e dinheiro dos gastos e custos que compõem as entradas e saídas de uma empresa. Com a aplicação da maturidade digital, os produtos e serviços são entregues de forma mais rápida. E por isso, as possibilidades de ter mais lucro do que gastos, aumentam.
Exemplo: em uma campanha promocional, ao invés do gasto com impressões de panfletos para divulgação, a verba pode ser aplicada em plataformas patrocinadas, assim como o Google, Facebook e Instagram ADS, e conseguir atingir muito mais pessoas, do que apenas um ponto de panfletagem.
Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e mão de obra. Bom, né?
Com as soluções digitais, a visão estratégica pode ir além! Isso porque a tecnologia proporciona um retorno rápido de pesquisas de mercado. Contudo, a definição de objetivos, planejamento, execução, análise e ajustes tornam-se naturais e mais fáceis.
Com as pesquisas de mercado, é possível acessar uma gama de concorrentes e ter acesso às estratégias que os mesmos têm utilizado para atrair clientes que podem ser seus. Dessa forma, a sua empresa ganha uma vantagem para fazer algo diferente da sua concorrência direta, e aumentar a possibilidade de atração e conversão.
Com uma visão estratégica direcionada e um planejamento digital assertivo nos mecanismos de busca para se diferenciar da concorrência, sua empresa pode alcançar um patamar diferente e ganhar uma nova visão do seu público-alvo. Assim, ganhar mais visibilidade da marca no mercado.
Agora que você já sabe da importância da Maturidade e Transformação que o Digital é capaz de trazer para a evolução da sua empresa, coloque em prática. Ações como:
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