O Marketing é consolidado como uma estratégia primordial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, é importante entender que aplicar esse método mercadológico não é uma tarefa para qualquer um. Para isso, é preciso dominar muitas técnicas. Entre elas, o cálculo e a análise de métricas de Marketing.
Você não sabe o que são métricas de Marketing e qual a importância delas? Então confira o guia básico que preparamos!
O Retorno Sobre o Investimento identifica se seus esforços com Marketing estão gerando lucros para sua empresa.
Por isso é muito importante a sua análise para interpretar o seu sucesso no negócio.
Esse cálculo consiste na divisão da receita de vendas pelo investimento realizado. No caso do resultado ser menor que um é preciso redirecionar as estratégias, pois é sinônimo de prejuízo.
O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica responsável por mensurar os gastos investidos para conquistar cada consumidor.
Dessa forma, é o resultado obtido das somas dos custos das áreas de vendas e Marketing dividido pelo número de novos clientes.
Outra métrica muito importante: o Ticket Médio!
Essa métrica mostra o valor médio gasto por cada cliente na sua empresa. O cálculo do Ticket Médio é realizado mensalmente, sendo assim, basta dividir a receita do mês pelo número de clientes do mesmo período.
As taxas de conversão dizem respeito ao percentual de usuários que realizaram uma ação desejada. Pode ser o download de um e-book, um comentário no blog ou a inscrição na sua newsletter.
Você consegue monitorar esses números através do Google Analytics, assim como configurar as ações que você define como conversão.
Quando você oferece um conteúdo em troca de informações é sinal do início de um relacionamento que pode virar uma venda. Portanto, esses são os leads gerados.
Assim é importante estar atento à taxa de conversão dos visitantes em leads.
Essa métrica de Marketing é referente ao número de clientes que retornam para comprar novamente.
Dessa maneira, um valor baixo pode significar ineficiência de investimento no negócio, falta de divulgação, o alcance de público errado, entre uma série de possíveis razões.
Por fim, as redes sociais são outro ambiente de atuação do Marketing que é importante analisar as métricas para ter um controle de público e qualidade.
Ou seja, o alcance nas redes sociais, o crescimento de perfil e o tráfego são exemplos de dados que devem ser monitorados para um serviço melhor.
Agora você já consegue ter uma noção da importância das métricas de Marketing para sua empresa! Quer saber mais? Confira nossas redes sociais para mais dicas.