O Instagram está sempre pensando em maneiras de garantir aos seus usuários uma ótima experiência. Para alcançar esse objetivo a rede social está em constante transformação, sempre aprimorando e implementando novos recursos.
No primeiro semestre de 2020, por exemplo, foram lançadas diversas funcionalidades a fim de ajudar empresas durante a pandemia do Coronavírus. Porém, as novidades não param por aí! A rede social está repleta de novidades que podem ser exploradas por pessoas físicas, criadores de conteúdo e, principalmente, pelas empresas.
As atualizações ocorrem mensalmente, por isso, nem mesmo os usuários mais engajados conseguem acompanhá-las em tempo real. Por esse motivo, reunimos nesta publicação os principais lançamentos de 2020! Nela você irá encontrar informações sobre os novos recursos do Instagram, bem como dicas de como explorá-los no seu negócio.
Continue a sua leitura para colocá-las em prática hoje mesmo e otimize os resultados da sua empresa na plataforma!
Os novos recursos do Instagram foram planejados para atender necessidade dos usuários e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência dessas pessoas ao utilizar o aplicativo. Para conseguir alcançar o resultado almejado, a rede social busca inspiração em concorrentes, no feedback dado pelos usuários e também no que está acontecendo mundo.
No início da pandemia do Coronavírus, por exemplo, a rede habilitou funções a fim de ajudar os seus usuários neste momento tão conturbado. Nos stories foram incluídas novas opções de stickers (adesivos) interativos, por exemplo:
Também foram lançados novos templates para os storys disponíveis no modo “criar” para engajar ainda mais os usuários. Entre as opções, estão listas de comidas favoritas, desafios e muitos outros modelos fáceis de serem editados. Mas, os novos recursos do Instagram não se resumem ao Story!
Ainda pensando na pandemia do Coronavírus, o ‘Insta’ também lançou no primeiro semestre de 2020 a aba Guia. Ela é exclusiva para criadores de conteúdo, organizações e profissionais da saúde, pois esse recurso foi criado como uma forma de disseminar informações confiáveis durante a pandemia.
Outros lançamentos também se destacaram ao longo deste primeiro semestre de 2020, como o Instagram Reels. Lembram que citamos no tópico anterior que o Instagram está sempre de olho nos concorrentes? O Reels ou Cenas, como é conhecido aqui no Brasil, é uma das provas dessa característica da rede.
Essa nova funcionalidade foi lançada para concorrer com o Tik Tok — aplicativo Chinês que vem expandindo o seu mercado no mundo inteiro. Com ela os usuários podem criar e editar vídeos de até 15 segundos com músicas e/ou áudios disponíveis no catálogo.
Para os criadores de conteúdo, além das ferramentas criativas, uma das principais novidades está relacionada a monetização. O Instagram começou em 2020 os testes para rentabilizar os vídeos publicados no IGTV, no momento duas estratégias estão em avaliação: anúncios e emblemas (ou crachás).
O Instagram sempre demonstrou uma preocupação especial com os empresários, e não poderia ser diferente. Atualmente a plataforma possui mais de 20 milhões de perfis comerciais que utilizam a plataforma para criar visibilidade, aumentar o engajamento e facilitar a compra dos seus produtos ou serviços.
Em 2020 a rede social dedicou uma atenção ainda maior para estas contas, sobretudo durante a pandemia do Coronavírus. Para tal fim, alguns recursos do Instagram para Empresas foram atualizados e outros implementados de acordo com as demandas do momento, por exemplo:
A ferramenta do Instagram Shopping também sofreu algumas modificações, como a criação de uma nova aba no feed de dica a sua loja dentro da plataforma. Outro exemplo é a marcação de preços nas fotos e nas legendas, este último item ainda está em fase de testes.
Estes novos recursos do Instagram apenas complementam as inúmeras funções já disponíveis na plataforma. Quer saber como transformar o Instagram da sua empresa em uma máquina de vendas? Leia este conteúdo e tenha resultados com o perfil do seu negócio!