Percepção de marca: 5 passos para desenvolver o seu Branding
Como já dissemos anteriormente aqui no nosso blog: um dos maiores diferenciais que uma empresa pode ter no mundo digital é a sua percepção de marca.
Há pouco tempo, explicamos para vocês o que é Branding e por que isso é vital para qualquer empresa que queira continuar conquistando clientes e crescendo. Caso você não tenha lido esse post ainda, dá uma olhada lá e volta aqui com a gente:
Saiba o que é Branding e conquiste o coração dos seus clientes
Pronto? Agora vamos ao que interessa, que é colocar a mão na massa! Acompanhe os nossos 5 passos para desenvolve a sua percepção de marca:
1. Trabalhe a sua influência
Você precisa lembrar que sua empresa está passando uma mensagem aos seus clientes o tempo todo! Desde a pessoa que atende seus telefonemas ao seu representante de vendas, eles estão sempre interagindo com a sua marca. As visitas ao seu site, o suporte que eles recebem por email… É tudo comunicação! São mensagens que eles vão recebendo da sua empresa.
É por isso que a sua marca não é só a sua logo, suas campanhas, ou o seu mote. Ela é muito mais do que isso: é o resultado de tudo o que as pessoas estão experienciando com ela. São essas experiências que vão deixar uma percepção marcada na memória da sua audiência.
Sabemos que é impossível agradar a todos e controlar 100% da percepção que você terá. Mas ainda é possível influenciar associações positivas à sua marca. Para isso, há 3 tarefas que você deve ter sempre em mente:
- Cumpra as promessas feitas à sua audiência.
- Entregue a seus consumidores experiências que sejam autênticas e pensadas a eles.
- Sua empresa precisa ser sempre justa e honesta com qualquer audiência.
2. Conheça a sua marca
Influenciar positivamente requer saber quem é realmente sua empresa e quais são seus ideais. E isso não é tarefa fácil! Certamente você vai ter de fazer perguntas difíceis a si mesmo. Além disso, é preciso reafirmar os valores da sua empresa junto de toda sua equipe.
Para assegurar que você e sua equipe estão juntos no mesmo caminhos, reúna-se com todos e se perguntem coisas como:
- “Como descreveríamos o comportamento ideal da nossa marca usando 3 palavras? E como ela nunca deveria se comportar?” Faça essas duas listas, com 3 palavras cada, apenas com os ideais que todos vocês concordaram!
- Quais são seus 3 maiores competidores hoje? Depois de determinarem quem eles são, definam quais valores cada um deles entregam e no que a sua marca é diferente deles.
- Escolham 3 histórias relevantes que vocês podem compartilhar com a seu público! Não precisam ser histórias enormes ou surreais para chamar atenção. Basta que elas sejam sobre pessoas reais!
3. Conheça a sua audiência
Sim, você precisa conhecer principalmente o seu público! Saiba o que eles realmente querem de você para garantir que a sua percepção de marca ecoe.
Para conhecer sua audiência você vai precisar ir a fundo na pesquisa da sua Persona, isto é, a representação do seu cliente ideal. Se você ainda não faz ideia de como começar, descubra aqui pra quem você está vendendo o seu produto — conheça o seu público!
4. Construa junto da sua equipe
Quem é que interage a maior parte do tempo com o seu público, seus clientes e seus parceiros? Provavelmente é a sua equipe, não é? É por isso que seus colaboradores são parte essencial da sua percepção de marca!
Logo, a ideia é estar sempre conversando com o seu time sobre o significado da empresa para eles e para os consumidores. Assim, será maior a contribuição deles para a sua percepção de marca e, consequentemente, para o sucesso do negócio!
Lembre-se de que trabalhar o Branding é algo constante. A sua marca está viva! E seus colaboradores são fundamentais para mantê-la funcionando. Portanto, invista em tempo com a sua equipe para manter a engrenagem atuando!
5. Proteja a sua marca
Se você conhece sua marca, conhece o seu público e agora está constantemente construindo sua percepção de marca com os colaboradores, agora só falta protegê-la!
Mas o que significa proteger uma marca? Simples: significa controlar de perto tudo aquilo que está criando. Produções suas como fotografias, imagens e vídeos do seu produto ou da sua empresa, as suas logos,… Tudo isso não foi feito “por fazer”! São materiais que possuem valores associados a eles.
Por essa razão, sua empresa não pode utilizar desses materiais aleatoriamente. Em vez disso, você vai precisar ter uma ou mais pessoas no seu time que saiba quando e como usar todos esses recursos. Dessa forma, facilita o trabalho da equipe que sabe para qual direção ir, respeitando a identidade visual da marca, suas missões e valores.
Por fim, lembre-se: criar percepção de marca não é só ter uma identidade visual bonita! É uma prática constante! Mas é um trabalho que fará a sua empresa se distinguir das demais no mercado, além de dar força ao seu negócio.
Aliás, há quem diga que praticar ou não a percepção de marca pode fortalecer ou quebrar uma empresa. Por isso, preste atenção no seu Branding!
Ou você está perdido e veio para cá sem saber o que é Branding? Calma, é só voltar nesse post aqui que explicamos tudo sobre o que é Branding e por que é importante você gerir a sua marca!
Agora, se você já sabe tudo sobre percepção de marca e só falta começar a trabalhar nela, venha bater um papo com a gente. Nós somos a Madder, uma agência de Marketing Digital especializada e trazer resultados para empresas de diversos ramos. Quem sabe não podemos te ajudar?