Buyer Persona: Como criar?
Você sabe para quem você vende o seu produto? Conhece a fundo o seu cliente ideal? Entender como funciona a mentalidade do seu público é um dos principais pontos na hora de aumentar suas vendas. Além disso, deve servir de base para que toda a estratégia de Inbound Marketing e Marketing de conteúdo funcione!
Por isso, entender todo o processo de criação de personas é fundamental para que sua empresa funcione perfeitamente.
Mas como acontece todo o processo de criação de personas? Ela se fundamenta em quais dados? Descubra tudo isso junto com a gente neste post!
O que é uma persona?
Bem, vamos começar com a definição de persona: ela nada mais é do que um personagem semi fictício que representa seu cliente ideal. Como a persona é construída baseada em dados de comportamento e das características de clientes reais, com ela podemos prever quais os gostos do seu cliente.
Você quer se aprofundar nas definições de persona e nas suas diferenças com o famoso público alvo? Visite a postagem Personas: Como elas impactam o seu negócio?
Por que criar uma persona é tão importante?
Agora que definimos o que é uma persona, vamos conversar sobre sua importância para o seu negócio. Observe que a persona não só define melhor em quais veículos você deve divulgar o seu conteúdo para atrair clientes, mas também deve definir toda a estrutura da sua marca.
Se você quer saber como atrair o cliente certo, como falar com ele e quais são os assuntos mais relevantes para ele, tudo isso depende de uma persona bem montada.
Toda a estratégia de Inbound Marketing deve ser basear em uma persona, já que o conteúdo deve estar alinhado com o que o seu cliente vai ler, ver e consumir.
Pensando nisso, listamos as principais vantagens de ter uma persona bem construída para a sua empresa
- Segmentação de campanhas como Facebook ADS e Google Ads;
- Melhoramento da experiência do usuário no site da sua empresa;
- Direcionamento de conteúdo na estratégia de marketing de conteúdo e SEO;
- Enviar a mensagem certa para o cliente certo evitando gastos extras com tentativas e erros;
- Nutrir os leads com informações úteis e conteúdo com soluções para suas dores.
Como encontrar a persona certa?
Mas como saber qual é a pessoa certa que quero atingir com meu conteúdo e minhas campanhas? Devido a importância de acertar na hora de descrever uma persona, muitas pessoas se questionam sobre onde achar informações corretas sobre ela. Pois bem, vamos te dar algumas dicas práticas de como encontrar a persona (ou as personas) corretas para o seu negócio!
Dica 1: Pesquise quem comprou de você!
Você deve manter uma lista dos seus clientes, certo? O primeiro passo é ver quais perfis se repetem entre eles. Há mais mulheres? Mais homens? Eles são jovens? Qual a faixa de idade? Isso te dará uma base pra começar a especificar sua persona!
Dica 2: A página da sua empresa também é fonte de informações!
A sua empresa possui uma página no facebook? Se sim, está na hora de usar as informações disponíveis no facebook insights. Afinal, a sua persona está ali no meio!
Além disso, se você já possuir um site e blog ligado ao Google Analytics, você pode consultar os dados de quem te visitou através dessa ferramenta! Se você possui outras redes sociais como o Instagram, não hesite em usá-las para adquirir os dados sobre seu cliente!
Faça enquetes nos stories do instagram, entrevistas em outras mídias sociais… Tudo isso vai te ajudar na hora de saber para quem você está produzindo conteúdo!
Dica 3: Pergunte ao seu time para quem eles vendem!
Lembre-se de envolver todo o seu time de trabalho quando for criar a sua persona! Vendedores, gerentes… Todos que lidam com o consumidor final de forma direta ou indireta! Eles podem ter informações cruciais sobre a persona do seu negócio.
Quais informações principais de uma persona?
Outro ponto que desperta muitas dúvidas na hora de criar uma persona são as informações que são realmente necessárias para o personagem. Temos sempre que manter um equilíbrio entre as especificações relevantes e as informações que não vão acrescentar em nada para a estratégia.
Por exemplo, no caso de uma persona B2B é muito relevante saber quais os desafios e obstáculos da persona. Mas não é necessário saber a cor dos olhos ou do cabelo dela.
Preparamos pra vocês duas listas com as características principais de uma persona B2B e uma B2C:
PARA B2C: 1. Sexo 2. Idade 3. Cargo 4. Nível de escolaridade 5. Onde costuma ler/assistir conteúdo 6. Tipo de conteúdo interessante relacionado ao produto 7. Maiores desafios na vida e/ou no trabalho 8. Motivos para procurar o produto 9. Alguém influencia na decisão pelo produto? PARA B2B: 1. Idade 2. Localização 3. Cargo na empresa 4. Ramo da empresa para que trabalha 5. Qual o seu potencial cliente 6. Assunto que interessariam ao seu setor 7. Atividades mais comuns 8. Nível de instrução 9. Desafios e obstáculos 10. Tipo de informações que consome 11. Veículos dessas informações
Polêmica: Quantas personas são necessárias?
Uma das maiores divergências entre a maioria das agências de marketing diz respeito à quantidade de personas necessárias para fazer uma boa estratégia.
Há quem diga que uma persona só não dá conta do recado e que se deve criar pelo menos três personas. Assim, a estratégia de marketing atingirá pelo menos 70% do público total.
Por outro lado, criar personas não é um trabalho fácil e uma empresa não pode agradar sempre a gregos e troianos. Por isso, o outro ponto de vista dominante é que um negócio não deveria criar mais que duas personas.
Nós, da Agência Madder, acreditamos que para cada empresa existe uma estratégia diferente a ser aplicada. Para decidir se você precisa de uma, duas ou três personas, estudaremos a fundo como se comporta o seu público e faremos uma estratégia adequada para ele.
Gostou de entender mais um pouco sobre a criação de personas? Ficou com alguma dúvida nesse processo? Marque uma conversa com a gente e vamos falar um pouco mais sobre o seu negócio e estratégias de marketing que possam te ajudar a deslanchar!