Como deixar o seu site na primeira página do Google
O Google é o todo-poderoso da web. É ele quem determina quais são as páginas mais úteis para os usuários. E é por isso que toda empresa quer o poder de ter o seu site na primeira página do Google!
Nós sabemos que qualquer usuário confia mesmo nos resultados do Google. Aliás, mais do que isso: muitos se baseiam nesses resultados para tomar quase todo tipo de decisão. Ainda mais em se tratando de decisões de compra, a primeira página do Google é super cobiçada.
→ Bem, e caso você ainda não entenda a importância de se ter um site na internet… Precisamos conversar sobre a necessidade de estar digitalmente presente no mercado! E nós já falamos sobre isso aqui no blog, dê uma olhada lá!
Mas como chegar lá? É muito difícil? Calma, vamos te indicar um caminho! Mas, para isso, precisamos começar pelo básico:
Como o Google funciona?
Para conseguir chegar na tão querida primeira página do Google, precisamos entender como ele realmente funciona. O Google, assim como os outros mecanismos de busca, possui um sistema rodando 24h, todos os dias, que vai visitando diversas páginas por toda a internet.
Nessas várias visitas, o sistema lê cada um dos conteúdos de cada site, desde textos escritos até imagens, áudios e vídeos. Pois é nesse momento que o Google vai determinar de quais assuntos os conteúdos estão falando, através, principalmente, das palavras-chave que foram usadas.
Mas o que são essas palavras-chave? É simples: na hora em que o usuário faz uma pesquisa na internet, digitando palavras específicas no campo de busca, o Google mostra a ele os resultados que mais têm relevância para aquele assunto pesquisado. As palavras utilizadas durante a busca são chamadas de palavras-chave. Assim, os sites que possuírem maior destaque ao tratar daquele tema (e daquelas palavras chave) tendem a aparecer na frente dos outros.
No entanto, você já deve ter percebido que, em muitas pesquisas, alguns dos resultados que aparecem em primeiro apresentam a palavra [Anúncio]. Isso acontece, porque a página de resultados disponibiliza as páginas da seguinte maneira:
- em primeiro lugar, de 2 a 4 anúncios dos sites que pagaram para aparecer ali;
- em segundo lugar, pode aparecer um mapa com locais próximos da sua região, mas isso só acontece quando o Google entende que você está procurando por empresas por perto;
- por fim, aparecem os resultados orgânicos, ou seja, a lista de sites que são relevantes para aquela pesquisa, não que compraram anúncios.
Mas como eu coloco o meu site no Google?
Primeiramente, cheque se sua página já não foi indexada pelo sistema. Para fazer isso, basta digitar site:NomeDoSeuSite.com.br na barra de pesquisa do Google. É só substituir o NomeDoSeuSite.com.br pela verdadeira url da sua empresa! Por exemplo, se a url do seu site é www.agenciamadder.com.br, pesquise por site:agenciamadder.com.br.
Dessa forma, se você conseguir visualizar nos resultados uma lista de todas as páginas que estão no seu site, temos uma boa notícia para você: o Google já indexou a sua página!
Caso suas páginas não apareçam, não precisa se desesperar! O Google disponibiliza tutoriais que te ajudam a registrar o seu sitemap e, com isso, indexar finalmente o seu site. Estamos falando grego? Visite o tutorial e entenda.
Mas se você já está com o seu site rastreado pelo Google, é hora de colocá-lo na primeira página! Então, continue com a gente:
O que faço para o meu site aparecer na primeira página do Google?
Você testou algumas pesquisas e não achou sua empresa nos resultados? Ou só foi encontrar seu site lá na 36ª página de resultados?
Saiba que no começo isso é normal. Mesmo porque, como explicamos anteriormente, o Google apenas mostra os resultados que ele considerou relevante para a pesquisa que foi feita. Logo, nosso primeiro passo é verificar se o conteúdo das suas páginas estão de acordo com o que as palavras-chave que os usuários vão digitar no campo de busca.
Novamente, outra forma de colocar o site da sua empresa na primeira página do Google é através de anúncios pagos. Chamamos esses anúncios de Google Ads! Nessa plataforma você pode criar campanhas e estruturá-las de acordo com o seu orçamento e objetivos com cada palavra-chave.
Quer aprender conosco os dois métodos (orgânico e pago)? Então, vamos lá:
Método pago
Certamente esse é o jeito mais rápido de chegar na primeira página do Google. Para criar uma campanha paga é relativamente simples: acesse ads.google.com, escolha as palavras-chave que você tem como objetivo e dê o seu lance (exatamente, como em um leilão). O seu lance determina o quanto você está disposto a pagar por cada clique no seu link. Quanto mais você pagar por clique, mais à frente o site da sua empresa irá aparecer.
Além disso, você pode determinar um orçamento diário. Assim, quando esse limite for atingido, o Google não mostrará mais o seu anúncio até o fim do dia e, claro, não te cobrará mais por isso.
Vale lembrar que o quanto você vai gastar depende, além do ramo da sua empresa, de como foi feita a sua campanha. Pois é aí que está o problema na criação de campanhas no Google Ads! Como é tudo muito simples de se fazer, isto é, rapidamente você se cadastra e coloca anúncios para rodar, pode acontecer da sua empresa perder muito dinheiro com a estratégia.
Por isso, recomendamos que você procure por profissionais que já possuam experiência e que vão saber montar a sua campanha. Como é preciso estar constantemente gerenciando seus anúncios na plataforma, incluindo todas as configurações e funcionalidades, contratar uma agência que faça bem esse trabalho e aproveitar 100% do seu investimento é fundamental.
→ Na dúvida entre contratar uma agência de marketing ou manter uma equipe interna? Separamos as vantagens de cada uma das opções para te ajudar na sua escolha!
Método orgânico
A outra forma de chegar na primeira página do Google é através do método orgânico, ou seja, um método mais “natural”. Essa é uma forma mais lenta, mas que possui baixo (ou nenhum) custo e a longo prazo entrega muito mais resultados.
Dizemos que é um método barato, pois estamos falando dos resultados que vão aparecer organicamente com base na busca do usuário! Portanto, é impossível de atingir isso pagando ao Google. Em vez disso, é necessário muito trabalho: você vai precisar otimizar todo o seu site, todas as páginas da sua empresa, pensando em quando e como você quer que seu negócio apareça no Google. Chamamos essa prática de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization.
Mas como trabalhar o SEO do meu site?
Listamos aqui pra você os mais importantes fatores que determinarão a posição da sua empresa na primeira página do Google:
Qualidade (e tamanho) dos seus conteúdos
A recomendação é de que suas páginas tenham conteúdos únicos e relevantes, direcionados ao seu cliente ideal. Dê preferência a conteúdos mais longos e que trabalhem bem as palavras-chaves selecionadas. A ideia aqui é criar conteúdos que sua audiência com toda certeza vai querer consumir. Portanto, invista em um blog ligado ao seu site e/ou em vídeos que fale o que o seu cliente precisa ouvir.
→ E o que é que o seu cliente em potencial quer saber? O que ele pesquisa sobre? É aí que entram as Personas, a representação do seu cliente ideal. Clique aqui e entenda!
Bons links para o seu site
Se outros sites possuírem links apontando para a sua página, o Google atribuirá uma pontuação maior à página da sua empresa. Inclusive, quanto mais importante esses sites, maior será o seu rankeamento.
Carregamento da página
O Google também avalia o quão rápido o seu site está carregando para o usuário. Como ninguém gosta de ficar muito tempo esperando para ver uma página carregada, sites pesados têm suas pontuações negativadas pelo algoritmo do Google.
Falando em carregamento, você sabia que a maior parte dos usuários costumam acessar a internet através do celular? Por esse motivo, suas páginas precisam também estar responsivas, isto é, adaptadas para carregar em qualquer tipo de aparelho, desde celulares e tablets a monitores maiores.
Palavras-chave relevantes e URLs legíveis
É o que já falamos anteriormente: com as palavras-chave que você trabalhar no conteúdo, quando elas forem pesquisadas, o seu site terá maiores chances de aparecer na frente nos resultados. Por isso, analise as pesquisas que o seu cliente ideal costuma fazer e utilize esses termos em títulos, subtítulos e textos. Sempre em um conteúdo legível e importante para esse cliente em potencial.
Além disso, as URLs também adicionam valor a essas palavras-chave. É infinitamente melhor, por exemplo, que uma página sua sobre Google Ads tenha o link “www.seusite.com.br/google-ads” do que “www.seusite.com.br/0cf28254e6354fae.html”
Autoridade do domínio
Essa autoridade você só vai conseguir com o trabalho a longo prazo. Quanto mais tempo você mantiver o seu domínio, melhor!
Segurança
Sim, se você quer permanecer na primeira página do Google, terá que olhar para a segurança do seu site. Mesmo que você não esteja pedindo por informações pessoais do usuário, o algoritmo detecta se a sua página carrega via https. Portanto, corra ver com o seu serviço de hospedagem para instalar um SSL nele.
E aí, entendeu como tudo funciona? Uma ótima ideia também é misturar esses dois métodos! Por exemplo, enquanto você vai trabalhando nos conteúdos do seu site e relacionando-os com as palavras-chave pesquisadas (método orgânico), nada impede da sua empresa trabalhar campanhas no Google Ads (método pago) para atingir a primeira página do Google em determinadas pesquisas.
Mas, claro, caso você ainda tenha alguma dúvida e queira bater um papo com a gente sobre o SEO e a autoridade do seu negócio na internet, estamos de braços abertos! É sério: nós já ajudamos diversas empresas a gerar resultados e é isso que amamos fazer!
Marque um café com a gente, ou até mesmo uma reunião online, quem sabe podemos te ajudar a vender mais com o marketing digital?