Telegram Messenger é um programa russo de mensagens instantâneas lançado em 2013. Esse aplicativo de mensagens já deu muito o que falar, pois aproveitou de algumas falhas do seus concorrentes, como Messenger, Instagram e principalmente o WhatsApp, para expandir o seu mercado.
A estratégia foi um sucesso, pois, em 2019, ele conquistou mais de três milhões de usuários novos em apenas 24 horas!
O Telegram é gratuito e o conteúdo fica armazenado na nuvem, promovendo mais eficiência e rapidez no envio de mensagens. Principalmente de conteúdos mais “pesados”, por exemplo, arquivos em PDF. Além disso, o aplicativo conta com funcionalidades de áudio, imagem, vídeo, emojis e stickers.
Outra grande vantagem de utilizar o Telegram para negócios é conseguir alcançar 100% do seu público. Quando se trata dos canais, por exemplo, todas as postagens publicadas ficam visíveis para os assinantes. Por esse motivo, para escolher entre um canal ou grupo, é preciso ser extremamente específico sobre seus objetivos.
Os grupos no Telegram são essencialmente o que o nome já indica: bate-papo em grupo! Já que os participantes podem interagir entre si. Eles podem reunir até 200 mil participantes, ser públicos ou privados e, ter vários administradores com diferentes níveis de privilégio.
Os recursos para administrar um grupo são incríveis, pois é possível escolher os níveis de participação dos membros. Por exemplo, se eles podem ou não enviar mensagens, links, arquivos de mídia ou criar enquetes.
Os canais no Telegram são como as listas de transmissão no WhatsApp. Eles são uma ferramenta de comunicação unidirecional, por isso os participantes podem apenas visualizar as mensagens ou interagir com os conteúdos publicados. Assim como os grupos, os canais não têm restrições quanto ao número de assinantes e também podem ser privados ou públicos.
Os grupos e canais do Telegram são ferramentas distintas, ou seja, podem ser empregadas para alcançar objetivos diferentes. No entanto, ambas podem representar um papel importante no relacionamento com o seus clientes.
Para facilitar a experiência dos seus usuários, o Telegram permite a integração de bots a sua plataforma. Eles facilitam o gerenciamento de canais e grupos, porque podem ajudar com a programação de mensagens, moderação do grupo, criação de adesivos e muito mais!
É basicamente um software interativo que executa tarefas automatizadas simples e repetitivas. Auxiliado em parte pela Inteligência Artificial, ele cria uma interação mais humana com as pessoas. Motivo pelo qual eles são cada vez mais usados em serviços de atendimento ao cliente, até mesmo em bancos, mas isso é apenas a ponta do iceberg.
No caso do Telegram, por exemplo, eles podem ser úteis para a distribuição de conteúdo. O bot pode ser conectado a um calendário e seguir uma estratégia agendada de compartilhamento de conteúdo.
Adicionar um serviço de bot no Telegram não é difícil, assim como as demais funcionalidades do aplicativo. Não há processo de inscrição adicional nem nada! Você pode criar o seu próprio bot ou pesquisar nas bibliotecas existentes algum que realize a atividade que você deseja.
Na correria do dia a dia, nem sempre aquela mensagem enviada pelo cliente pode ser respondida na mesma hora em que foi recebida e lida.
O Telegram disponibiliza um recurso que permite marcar estas mensagens como “não lida”. Esse recurso facilita a organização das mensagens, assim é possível encontrá-las para que sejam respondidas posteriormente.
Com todas as informações citadas ao longo do texto, podemos afirmar que o Telegram é uma ótima ferramenta para empresas e está em crescente expansão. Então, se você ainda não utiliza na sua empresa, agora é o momento para começar!
Gostou desta dica e que saber mais sobre marketing digital? Acompanhe as atualizações do nosso blog! Ah, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e mostre que você está por dentro das novidades que temos.