Novas tendências para o marketing digital
O mercado digital está em constante mudança, com a frequência nas novas tecnologias a forma como o marketing no ambiente digital é feito passa por mudanças e adaptações visando alcançar sempre o melhor resultado em diversas plataformas.
Certamente, com a virada da década, diversos especialistas fizeram as suas apostas e após algumas pesquisas, nesse post, separamos algumas das tendências para você ficar de olho. Confira:
A era da voz
Alguns especialistas afirmam que nos próximos anos iremos vivenciar uma estabilidade na era da voz. Com o crescente volume de pesquisas realizadas por mecanismos de pesquisas como a Alexa, o Google Assistente e a Siri, devemos nos preparar para entender o impacto que essas ações geram nas estratégias de SEO e como usar essa ferramenta a nosso favor.
Podcasts
Com o crescimento das plataformas digitais e a variedade de serviços disponíveis no mercado, a forma como consumimos conteúdo em áudio vem se adaptando. Ganhando mais espaço gradativamente, o podcast não é um formato novo, porém, ganhou uma exposição maior no último ano e tende a crescer cada vez mais. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Meio e Mensagem em março de 2019, no Brasil, aproximadamente 40% dos internautas já consomem podcasts.
De acordo com Gary Vaynerchuck, especialista em marketing digital e conhecido por antever tendências, para ele os programas em áudio podem conseguir um melhor alcance orgânico. Além disso, este que permite oferecer algo para as pessoas sem necessariamente precisar pedir algo em troca. Um podcast pode oferecer valor de conteúdo, demonstrando sua autoridade sobre o seu mercado.
Expansão da busca visual
Esse é um recurso que vem se tornando cada vez mais frequente em buscadores, que permitem realizar uma pesquisa a partir de uma imagem enviada pelo usuário. Essa é uma tendência que segue a linha de otimização da experiência dos usuários.
Por isso, redes como o Pinterest e até mesmo lojas virtuais como a Dafiti, já permitem que o usuário inicie uma pesquisa por um produto a partir de imagens da galeria. Por isso, é importante manter pensar em maneiras de otimizar o SEO, especialmente para o relacionamento com as imagens.
Influenciadores
Uma grande tendência do marketing digital que vem ganhando cada vez mais força são os Influenciadores Digitais. Para apostar nessa tendência é necessário se manter ligado a quem está emergindo e quem está perdendo público. Você precisa escolher aqueles que têm identificação com o serviço que você oferece e que caibam no seu orçamento.
Entretanto atualmente, o Instagram é a melhor rede para fazer o uso de campanhas com influenciadores. Antes de investir, é importante ter em mente uma ideia detalhada do que a sua empresa quer, qual o formato e com qual público você deseja dialogar. Depois disso, fica mais fácil entender qual influenciador tem o perfil certo para trabalhar com a sua marca.
Redes sociais
As redes sociais tiveram um papel importante no marketing digital nos últimos anos. Já é comum incluir anúncios no Facebook e Instagram como parte da estratégia de marketing da sua empresa. Afinal, você quer estar onde o seu público e está e essa é uma estratégia coerente. Porém, com o surgimento de novas redes sociais é necessário estar atento para entender as mudanças no mercado e como as coisas podem funcionar de agora em diante.
Com o crescimento do Instagram, gradativamente o Facebook perdeu força, já que uma grande parte do público mais novo, aos poucos foi deixando a plataforma depois dos escândalos sobre o uso indevido de dados e as novas políticas de privacidade.
A nova tendência de mercado quando se trata de redes sociais é o Tik Tok. A nova rede não para de crescer e no último ano, ultrapassou tanto o Facebook quanto o Instagram se tornando o terceiro aplicativo mais baixado no mundo. Com todo esse crescimento, devemos nos questionar como será a inserção de anúncios na plataforma e como aproveitar essa nova tendência a nosso favor.
Inteligência Artificial
Em suma, o ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI. É alimentada por dados de texto e treinada para responder a perguntas humanas, gerar textos e realizar outras tarefas de processamento de linguagem.
Certamente, esse tipo de tecnologia sem dúvidas vai dominar o cenário de marketing digital para os próximos anos.
Sua empresa está prepararda?
São muitas as inovações assim como são muitas as promessas. Só o tempo dirá quais vão se manter resistentes. Mas de uma forma ou de outra, sua empresa deverá estar preparada para este novo momento.
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