Como gerir a sua marca: conheça o Branding!
Não importa o tamanho da sua empresa ou o volume do seu faturamento: para qualquer negócio, um dos maiores diferenciais que você precisa ter é a sua marca!
Mas a sua marca não vai ganhar força sozinha (nem da noite para o dia!). Ela é um trunfo que precisa ser conquistado com bastante organização, disciplina e auto-crítica. Isso para criar uma marca que os clientes vão preferir em relação aos seus concorrentes!
É por isso que o tal Branding é importante! A sua empresa precisa ter critérios bem definidos na gestão da marca, para mantê-la e apresentá-la adequadamente.
Mas surpreendentemente, no mundo digital em que vivemos, as principais marcas não gastam toneladas de dinheiro com isso! Em vez disso, elas investem em estratégias inteligentes de Branding. Isto é, através do marketing digital, elas aprimoram a marca e constroem valores que ditam as decisões de compra no mercado atual!
No cenário em que estamos atualmente, quem manda é a internet. E, com uma ampla gama de produtos e serviços acessíveis online a todos, o Branding vem se tornando cada vez mais essencial.
Mas então ainda precisamos esclarecer o que significa isso, né? Afinal…
O que é Branding?
O Branding é a influência que a percepção da sua marca vai exercer no público alvo da empresa. O objetivo de uma estratégia de Branding eficaz é medir e controlar a credibilidade, o valor percebido pelo cliente e a fidelidade dele.
Em outra palavras, Branding é o desenvolvimento da percepção da sua marca pelo mercado, já que a construção de uma relação positiva com o público alvo é vital para a subsistência do seu negócio!
Branding Digital
Além de tudo isso, você vai precisar estar atento a um mercado cada vez mais digital e em rápida mudança! As marcas devem se diferenciar no mercado para tornar os seus produtos visíveis.
No mundo online, qualquer ideia pode se tornar rapidamente um produto ou serviço. Dessa forma, concorrentes aparecem o tempo todo, nos levando a reagir em busca de um lugar no mundo digital.
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Além disso, qualquer usuário pode publicar na internet textos negativos, críticas ou compartilhar comentários em redes sociais sobre a sua empresa. Essas práticas ameaçam diluir o valor da sua marca, alterar a ideia construída por ela e até sugar o seu faturamento.
Por isso, a maneira mais eficiente de ultrapassar esses obstáculos é, antes de tudo, assumir o controle da sua própria história! A ideia é gerenciar a imagem e a reputação da sua marca, diferenciando a sua empresa das demais.
É assim que funciona: quando você obtém sucesso em repassar o valor do seu produto ou serviço a potenciais compradores, você cria defensores da sua marca e estabelece relacionamentos duradouros.
“Mas o que eu ganho mesmo com isso?”
Se ainda não deu para sacar a necessidade de uma boa estratégia de Branding, deixe a gente esclarecer melhor….
O Branding, a gestão da sua marca, não é “qualquer coisinha” dentro de uma estratégia de marketing digital. Se você pensa em apenas imitar os estilos visuais de outras marcas mais bem sucedidas, certamente você vai perder oportunidades grandes de fazer a sua empresa crescer. Lembre-se: se você quer que seu negócio amadureça, sua marca deve se conectar com um determinado público de forma única!
Quando a sua estratégia de Branding é abraçada em todos os seus processos, todo mundo ganha:
- Fica mais fácil para a sua equipe de marketing comunicar o valor dos seus produtos e serviços para esse público que se identifica com as suas ideias.
- As vendas recebem um grupo de leads que compreendem melhor o valor do seu negócio. A maioria deles já se sentem intimamente vinculados à sua marca.
- Os potenciais clientes sabem melhor o que esperar da sua empresa.
- Os atuais clientes sentem que fizeram a escolha certa e se tornam leais ao seu negócio.
- Seus funcionários a serem contratados posteriormente serão atraídos pela cultura fundada pela sua marca.
Conclusão
Certamente depois de entender a importância do Branding, suas vantagens e por que fazê-lo, você talvez ainda esteja se perguntando: “como começar a construir e melhorar a marca da minha empresa?”.
E é para isso que nós da Madder estamos aqui, para trazer resultados à sua marca, para te ajudar a vender! Que tal, então, combinar um café conosco (ou bater um papo online mesmo) sobre a percepção digital da sua marca? Marketing digital é o que amamos fazer!
Mas, caso você ache que ainda não está preparado para investir em profissionais que saibam cuidar da sua marca, tudo bem também! Pensando nisso, criamos um passo a passo para você trabalhar a sua percepção de marca. Clica lá e faça você mesmo, junto da sua equipe!
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