Inside Sales – Como fazer sua empresa vender mais
Cada vez mais presentes em empresas de todos os portes, seja ela micro, pequena, média ou mesmo grande, as equipes de vendas internas ou como são chamadas agora, “Inside Sales”.
Não se assuste com o neologismo, mas se acostume com este “marketês” que isso pode facilitar bastante nosso aprendizado.
Alguns autores dizem que estes novos termos servem não somente para designar tais funções e ou estratégias, mas para definir também novas metodologias de trabalho. E é, caro leitor, sobre este assunto que se trata este post. Tentarei ser o mais breve e objeto e ir aprofundando no assunto nas próximas postagens.
Pois bem, inside sales, ou estratégias de vendas internas, vem trazendo bons resultados às empresas que lançam mão desta metodologia.
Falarei num próximo post da importância do uso do CRM no processo de vendas das empresas, mas hoje falaremos em como conduzir um primeiro contato.
São abordagens básicas colocadas em um modelo bem simplificado. Aqui você e sua equipe aprenderão como conduzir um processo de vendas a partir do primeiro contato com seu cliente. Vamos lá?
Como conduzir um primeiro contato
Apresentação
Toda venda começa com uma apresentação. No momento de iniciar a conversa, é importante manter a apresentação o mais simples e curta possível. Você deve oferecer apenas as informações necessárias para que o seu lead saiba quem está entrando em contato com ele.
Por exemplo: “Boa Tarde, Carlos, sou o João da Agência Madder, tudo bem?”
Depois de dizer quem você é, respire. Dê o tempo necessário para que a pessoa responda. Essa pausa é bastante estratégica porque possibilita que o seu lead expresse alguma reação. Lembre-se que seu trabalho como vendedor é perceber a necessidade do seu cliente. Então, qualquer reação ou informação espontânea do seu lead facilita o seu trabalho como vendedor.
Este primeiro passo é de suma importância para que você crie, antes de tudo, rapport com seu lead, ou seja, uma empatia inicial e fundamental para o restante da conversa.
Motivo da Ligação
Todos sabemos como funciona o serviço de telemarketing no Brasil. Ele
ainda é visto com certa resistência por parte do cliente. Isso pode dificultar a concretização da venda. Por causa disso é importante explicar ao seu lead de onde vem o contato e o motivo da ligação.
Lançar mão de ferramentas que te possibilitem ter mais informação sobre o lead vai ajudar no seu contato inicial e na parte da empatia, que não deve ser perdida em momento algum durante a conversa.
Demonstre interesse em ajudar
Mostrar que você, o vendedor, realmente se importa em entender como o seu produto pode se adequar ao negócio do lead sempre faz uma grande diferença!
É importante que o seu interesse seja genuíno, porque esse é um passo importante na sua jornada para ganhar o cliente. Afinal, é a partir daí que surgem as primeiras informações do lead.
Conexão
Depois de conhecer um pouco mais sobre o cliente em potencial, ficará mais fácil criar conexões. Isso te levará, com certeza, a ganhar a confiança dele.
Nessa parte da ligação é importante estar disposto a escutar atentamente cada detalhe que o lead te informar. Deixe seu cliente falar sem interrupções. Seu único trabalho é guiá-lo com perguntas abertas que permitam explorar as suas dores de forma mais ampla. Assim você poderá entender onde a “ferida dói mais”.
Defina você os próximos passos
Para finalizar uma insade sale com chave de ouro, é importante que você e seu potencial cliente tenham certeza quais são os próximos passos no processo. Para isso, você deve ser claro com ele a respeito das ações seguintes.
Seja uma próxima ligação após o envio da proposta, ou mesmo uma reunião de fechamento se for o caso. Muitas das vezes, basta combinar o próximo contato telefônico para fechamento da venda.
Resumindo
Não leve este passo a passo como uma verdade única. Você pode adequar o seu modelo de vendas e combinar a sua estratégia de vendas com nossas dicas. E tenha em mente que essa é a estratégia que usamos para alguns de nossos clientes e até mesmo na agência Madder.
Além disso, também utilizamos o CRM da RD Station, que possui versões gratuitas e ajuda bastante no processo de inside sales.
Acho o assunto interessante o post sobre vendas internas? Podemos continuar essa conversa em um bate papo. Terei o maior prazer em trocar experiências. Marque uma conversa aqui na Madder e falaremos mais sobre processos de vendas. Até breve!