Nutrição de lead: Uma estratégia de marketing de sucesso!
Senão, ainda dá tempo! Confira no fim do post os links para os passos anteriores da sua caminhada com o Inbound Marketing.
Você sabia que 72% dos leads que entram em contato com o seu site não convertem por falta de nutrição?
Imagine que o visitante do site da sua empresa é como uma semente que você acabou de plantar. Se você não cuidar dela, não a regar e não deixar que ela pegue um pouco de luz… Ela nunca vai crescer e gerar frutos. No nosso caso, gerar frutos significa fazer com que o lead chegue até o final do funil e compre o seu produto!
Não sabe o que é funil de vendas? Quer saber um pouco mais? Nós temos um esquema super explicativo e dinâmico pra você entender todas as etapas direitinho!
Mas voltando aos leads, como podemos instigá-los a se tornarem clientes? Através das campanhas de nutrição! Então, vamos entender melhor o que é a nutrição de um lead, como ela acontece e algumas estratégias infalíveis para que no final do dia o seu lead tenha se tornado um cliente.
Do que se trata a nutrição de lead?
Bem, primeiro vamos começar explicando o que seria um fluxo de nutrição. Ele é o envio recorrente de e-mail marketing para um possível cliente da empresa.
A nutrição serve para manter o contato com o lead, para que quando ele amadureça e precise do seu produto, procure imediatamente a sua marca e não a do concorrente.
Como já dissemos anteriormente, a maioria dos leads que encontram o seu site e preenchem um formulário ainda não estão prontos para comprar. Por isso mandamos e-mails marketing consistentes, com informação e conteúdo relevante e empático! Assim, quando o lead precisar do seu produto, ele vai te procurar.
Benefícios de uma estratégia de nutrição bem montada!
O maior atingido pelas mudanças e implementação do fluxo de nutrição na sua empresa é o vendedor! Através do e-mail marketing, você vai agilizar MUITO o processo de venda e de abordagem do cliente. Afinal, depois de ter passado por todas as etapas do funil, o seu vendedor só vai abordá-lo quando ele estiver 100% pronto para comprar!
Listamos para você alguns outros benefícios da nutrição de leads. Acompanha com a gente!
- Economia de tempo! O seu vendedor não vai mais perder os seus preciosos minutos abordando gente que não quer comprar. Com a nutrição, o lead vai vir prontinho para que ele faça a venda o mais rápido possível
- Automatização do processo! Nada mais de ficar escrevendo milhares de e-mails ou abordar vários contatos sem saber se a venda vai ou não dar certo. Com algumas ferramentas de automatização do marketing, como, por exemplo, o RD Station, o lead vai receber e-mails automáticos selecionados quando entrar no fluxo correspondente a eles.
- Sua primeira campanha de nutrição não deu certo? Você vai saber os motivos! Através da automatização do marketing podemos saber o que deu errado, por quais razões os leads não converteram e mudar a estratégia baseados nisso.
Passo a passo infalível: como nutrir os meus leads?
Passo 1: Identificar o Lead e como aconteceu sua conversão
Para nutrir o lead corretamente, o primeiro passo é saber por que aquele visitante converteu e se tornou um lead. É a partir daí que você vai entender quais os conteúdos certos para convencer o lead a se tornar um cliente.
Depois de identificar o perfil do seu lead, está na hora de ver quais conteúdos você produziu na época da criação da campanha. Lembre-se que um conteúdo interessante para o seu lead é de extrema importância! São eles que vão despertar a curiosidade e atenção do lead presentes.
Passo 2: Objetivo da campanha
Toda campanha de nutrição deve ter um objetivo. Nós vimos do que o seu lead gosta e quais os conteúdos você tem. Agora vamos unir os dois! Prepare um objetivo que vai atrair o seu lead e mostrar a ele que a sua empresa tem o que ele precisa!
Podemos dividir os objetivos em três grandes módulos: Decisão, Consideração ou Consciência.
- Consciência: Aqui precisamos fazer com que o lead entenda o seu produto como uma boa escolha para que quando ele precisar, lembre de você. Comece introduzindo algum outro conteúdo que possa ser útil a ele juntamente com o que ele baixou ao converter para lead.
- Consideração: Já os e-mails de consideração devem explorar a dor do cliente. Tocar na ferida. Avaliações, Quizzes e diagnósticos são ótimos materiais para solucionar a dor do cliente.
- Decisão: Por fim, os e-mails de decisão. Aqui você pode perguntar se o lead utilizou algumas das soluções anteriores, se ele deseja discutir sobre a sua dor diretamente ou apresentar um caso de sucesso para que ele tome a decisão de comprar o seu produto!
Passo 3: Tempo de duração do fluxo
Após definir o objetivo, vamos falar sobre quanto tempo a sua campanha deve durar. Tudo depende do quanto o seu produto demora para ser vendido. Portanto, se você tem vendas mais difíceis, um prazo maior deve ser estabelecido.
Passo 4: E aí? O Lead converteu?
Sim! Ele converteu Então você está no caminho certo!
Não, ele não converteu… Se o seu lead não converteu, devemos analisar novamente as escolhas feitas para aquela campanha. Aliás, com as ferramentas de automação de marketing, você vai poder analisar quais os motivos da sua campanha não ter dado certo e tentar novamente!
Nós poderíamos ficar falando sobre a nutrição de leads por longas horas… Então que tal você marcar um café aqui na Madder pra gente falar mais sobre isso? Vamos te receber com todo carinho e hospitalidade para discutir mais sobre estratégias e como fazer o seu negócio crescer! Então clique aqui em baixo e marque uma visita!
Confira os textos anteriores da nossa trilha de posts e domine de vez o Inbound Marketing!
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