Contratando uma agência de marketing! Saiba tudo sobre o assunto.
Não é fácil manter uma boa estratégia de marketing digital funcionando. São muitas tarefas e que precisam ser feitas com extremo cuidado e sempre pensando na Persona a que se quer atingir. Construir um bom calendário editorial, fazer landing pages, postagens e conteúdos relevantes, nutrir de forma correta o lead, pensar no SEO de todo o site e conteúdo…. Todas essas são, por exemplo, tarefas obrigatórias do marketing digital. E que ainda precisam ser feitas com frequência!
Além disso, é necessário investir em bons apelos gráficos, análise constante dos dados aplicados no mês e, principalmente, muita criatividade e estratégia na montagem de novas campanhas.
Ufa! Isso tudo toma um bom tempo e requer especialização para que seja feito corretamente. Por isso que muitas empresas se veem em um beco sem saída quando tentam cuidar do marketing por si próprias. Logo, sem uma equipe (interna ou externa) não tem jeito!
Por isso, a Madder preparou para você um guia fundamental para contratar uma agência de marketing digital e não errar na escolha. Confira com a gente dicas úteis, termos e outras tantas informações essenciais para sua empresa!
O que é uma agência de Marketing Digital?
Em suma, uma agência de marketing digital vai ajudar a sua empresa a desenvolver um projeto e marketing dedicado ao mundo virtual.
Nós, da Agência Madder, temos nos posicionado como uma agência de resultados especializada em Marketing digital e Inbound Marketing. O nosso foco sempre foi o compromisso com os resultados de nossos clientes. Por isso, criamos uma metodologia própria para gerar visitas, leads e oportunidades para clientes dos mais diversos setores.
→ O Inbound Maketing funciona mesmo? Por quê? Como?
Mas cada agência possui sua metodologia e oferece serviços variados. Há aquelas que se especializam em apenas um ramo de negócios. Outras focam seus esforços em só um tipo de serviço…
Quando é necessária uma agência de Marketing?
Uma agência se faz necessária em qualquer empresa que tenha um bom crescimento. É aí, geralmente, que percebemos que para crescer mais, não basta divulgar o serviço boca a boca. Precisamos do marketing! Mas existem alguns sinais que podem te dar a dica de quando a sua empresa precisa da ajuda de uma agência. Confira logo abaixo!
“Não tenho tempo para o marketing”
Se você percebe que leva muito tempo pra fazer campanhas, criar conteúdos e fazer planejamentos, está na hora de investir em uma agência! Não só por que em uma agência os profissionais terão muito mais facilidade em fazer essas tarefas, mas também para que o tempo que você poderia estar gastando com outros afazeres empresariais não seja tomado de você.
“Quero saber o que dá certo e o que dá errado sem gastar muito”
Uma das vantagens da automatização do marketing é saber exatamente quem vê seus anúncios, quando vê e quanto custa cada lead. Por isso, as estratégias de uma agência de marketing digital são essenciais para quem quer saber 100% o que está acontecendo na sua empresa. Além disso, uma agência vai analisar cada dado e interpretá-lo no ponto de vista do marketing. Através disso, a equipe vai conseguir montar estratégias para melhorar o desempenho das suas campanhas.
Especialistas em falta!
Além de tudo isso, os especialistas em marketing não são fáceis de se achar. Você, só pra começar, vai precisar de alguém que entenda de design, de redação e um analista de marketing… Isso só para o básico de uma estrutura de marketing. As agências costumam contar com profissionais que entendem de google ads, facebook ads e até mesmo de programação. Muitas vezes, montar uma equipe poderosa dessas não está nem perto do orçamento da sua empresa. Mas ela já existe na agência de marketing.
Isso só para o básico de uma estrutura de marketing. As agências costumam contar com profissionais que entendem de google ads, facebook ads e até mesmo de programação. Muitas vezes, montar uma equipe poderosa dessas não está nem perto do orçamento da sua empresa. Mas ela já existe na agência de marketing.
4 vantagens de se contratar uma agência!
E agora vamos pro assunto que todos querem saber: quais as vantagens de se contratar uma agência? Nós separamos 4 delas pra você!
1. Possibilidade de avaliação do seu marketing:
Antes mesmo de você começar o seu plano de marketing, você vai receber uma avaliação do que você já tem. Então, o seu site vende mesmo o seu produto? Como estão suas redes sociais? Seu blog tem conteúdos interessantes? Você já tem uma persona? Tudo isso vai ser analisado pela agência em que você entrar.
E a Madder te oferece isso logo agora, antes mesmo de você entrar pra agência! Clique no banner abaixo e saiba se o seu negócio está ou não aplicando seus esforços em um bom marketing:
2. Uma contratação, vários serviços:
Depois da contratação, você terá acesso não só a um tipo de serviço, como seria comum quando se contrata apenas um profissional, mas uma vasta gama de atividades.
3. Marketing executado com real eficiência:
Lembra da equipe dos sonhos? Aquela que tem profissionais bons e que prestam vários serviços no meio digital? Uma agência possui esses profissionais, e você acaba por pagar muito menos do que se contratasse cada um deles separadamente.
4. Custo menor que o de uma equipe interna:
E por falar em dinheiro, você sabia que o custo de uma agência é infinitamente menor que o de uma equipe interna? Pense que não é só pagar salários de funcionários (que se forem bons, não vão cobrar tão barato assim), mas também as despesas com impostos, benefícios e tudo mais…
O que observar antes de contratar uma agência de marketing?
E agora que decidi contratar uma agência? O que devo observar? Por onde começar? Enfim… Muitas dúvidas surgem na hora de fazer uma primeira contratação. Ainda bem que a Madder está aqui pra te ajudar! Então vamos seguir o passo a passo de como contratar uma boa agência de marketing:
1° passo: O que você precisa?
As primeiras perguntas são sempre essas: Do que você precisa na sua empresa? Quais os objetivos que você tem em mente ao contratar uma agência de marketing? Seja a sua vontade aumentar a percepção de marca da sua empresa, seja a pretensão de aumentar as suas vendas, esses objetivos devem estar bem determinados. Além disso, pense em quem aí dentro da sua empresa vai fazer a ponte entre a agência e a sua equipe interna. Este laço é imprescindível! Sem ele não haverá comunicação, e sem comunicação não tem trabalho.
2° passo: Hora do Briefing
Tendo em mente o que você precisa, está na hora de fazer o briefing de contratação. Algumas perguntas são super importantes, como por exemplo: Quantos anos a agência está no mercado? Tem outras empresas no mesmo ramo que ela atende? Só atendem no meio digital ou não?
E, claro, exponha as informações relevantes sobre a sua empresa! É importante manter uma conversa clara e franca, para que não haja nenhum mal entendido futuramente.
3° passo: Pesquise sobre a agência!
Cheque todas as redes sociais e sites da agência. Afinal, se eles não aplicarem na própria empresa o que vende, não faz sentido contratá-los, certo? Olhe como é a comunicação, o design, a interação com o usuário… Tudo isso é importante. Lembre-se que é a imagem da sua empresa que estará em jogo.
Ficou interessado em contratar uma agência? Que tal bater um papo com a gente? A Madder está desde 2012 entregando resultados para todos os seus clientes! Além de atendermos diversos tipos de negócios, possuímos ótimos profissionais especializados no assunto marketing digital! Vem conhecer mais nosso trabalho. Marca um café aqui na Madder!