Como criar uma campanha de email marketing criativa e bem sucedida
Email marketing é sempre um assunto interessante de se discutir. Todos os dias surgem diversas formas de se fazer emails criativos e inovadores que vão conquistar o clique do cliente certo. Não apenas através de CTAs interessantes, títulos chamativos, design único, como também pelo conteúdo certo ter sido entregue à pessoa certa… Todas essas são formas de fazer um email marketing atingir o ponto correto em uma campanha.
Mas por que criar uma campanha de email marketing?
Nós usamos as campanhas de email marketing principalmente para nutrir os leads que foram cadastrados na sua base de email. Nós falamos um pouco mais profundamente sobre o assunto aqui, nesse post: Nutrição de lead: Uma estratégia de marketing de sucesso!. Recomendamos dar uma olhada nele antes de continuar.
Agora que sabemos o quanto campanhas de email marketing são importantes, vamos entender como cada uma delas é montada. Acompanha com a gente e vem saber mais sobre o assunto!
Construir sua própria lista de email é essencial
Muitos acham que comprar uma lista de email é um caminho mais fácil para conseguir bons contatos, mas esse é o maior mito do email marketing. Nada…. Absolutamente nada substitui uma boa lista de contatos conquistados com o seu próprio esforço. Não só uma lista de clientes antigos que você coletou, mas também através de marketing de conteúdo ou marketing digital… É imprescindível que você mesmo faça sua lista de emails. Lembre-se que, ao comprar uma lista pela internet, você está sujeito a não só contatos que podem não existir mas também a ter uma grande rejeição na hora de mandar os emails.
“E se eu começar do zero? Como consigo emails de clientes novos?”
Pop ups
Uma das maneiras mais práticas e rápidas de gerar emails para sua lista é através dos pop ups. Com toda a certeza, se os pop ups forem bem localizados e com a mensagem certa, vão convencer o visitante do seu site a deixar o email. É assim que poderemos iniciar uma conversa. Futuramente, se tudo der certo, ele se tornará um cliente.
Landing Pages interessantes e Materiais ainda mais interessantes
Outra forma prática e que gera muitos emails é oferecendo algum tipo de material em troca das informações e dados do visitante. Por isso, quanto mais próximo dos interesses e dores do seu cliente ideal o material for, mais sucesso com a coleta de emails você terá. As Landing Pages também precisam ser chamativas e convencer o visitante a deixar os seus dados no site.
Qual ESP (Email Service Provider) usar?
Você sabe o que é um ESP? Bem, quando temos que mandar vários emails, não podemos sair clicando e criando cada um deles para cada contato, certo? O ESP automatiza todo esse processo e ainda registra os resultados para você. Existem muitos deles no mercado, como, por exemplo, o MailChimp, AWeber e muitos outros.
O que nós, aqui da Madder, utilizamos e recomendamos é o ESP da RD Station. Prático, rápido e intuitivo, o software ESP da RD te ajuda a registrar e analisar de perto todos os email marketing.
Criatividade em ação! Como criar um bom email marketing?
Agora vamos para a parte prática! Está na hora de criar o email que vai ser disparado para sua base de clientes. Para ter bons resultados, criatividade é tudo. Além de uma boa dose de imaginação, vamos te dar um passo a passo do que não pode faltar em todo o processo. Vamos lá?
Primeiro passo: escolha a comunicação certa!
O jeito que você vai ser lido importa bastante no email marketing! Por isso, escolher a comunicação certa é um dos primeiros passos na hora de escrevê-lo. Essa também é a hora de usar a sua Persona para pensar quem é que vai ler o email. Afinal, você deve se perguntar se o leitor gosta e entende o uso das gírias, se você pode usar memes, se a forma de escrita é formal ou informal, etc.
Isso também depende muito do Branding da empresa. Além da persona, um bom branding vai te ajudar a entender qual a imagem que o seu negócio deve passar para as pessoas que vão ler o email.
Fora todas essas precauções, cuidado com os erros de português. É importante não confundir a linguagem informal com um email desleixado. Revise mais de uma vez todo o conteúdo antes de mandar.
Segundo passo: Títulos mágicos que vão ganhar o clique
Invista um tempo pensando apenas no título que o seu email vai ter. Ele é o primeiro contato que o lead vai ter antes de sequer pensar em abrir o que você mandou para ele. Por isso, pense em títulos chamativos e que façam o lead ficar curioso e clicar no email.
Terceiro passo: Qual o tipo certo de email marketing?
Depois de pensar na comunicação, está na hora de saber qual o tipo de conteúdo é o correto para o estágio do seu lead no funil de vendas. Aliás, existem muitas formas de entrar em contato com o lead, vamos entender alguma delas agora!
Email de Nutrição ou de Oferta
Existem dois termos que precisamos entender no email marketing: os emails de nutrição e os de oferta. Os emails de nutrição visam manter uma conversa constante com o lead e o preparam para a futura compra. Já no caso dos emails de oferta, o conteúdo costuma ser muito mais direto e incentiva o lead a adquirir o produto da empresa.
Newsletter
As Newsletters são muito conhecidas e amplamente utilizadas. Elas têm como função principal divulgar os principais conteúdos do blog publicados naquele mês. Para que esse tipo de email dê certo, você precisa investir algum tempo criando uma identidade não só visual, mas também de conteúdo. Algo único que te destaque dos demais emails que o lead recebe.
Eventos importantes
Por último, temos os eventos que a sua empresa e a persona que você criou consideram relevantes. Aconteceu alguma mudança na empresa? Telefones de contato foram alterados? Alguma comemoração importante está próxima? Entre em contato com o lead de forma amigável e converse com ele!
Quarto passo: Calendário Editorial
No quarto e último passo defina datas, horários e frequência para que você não se perca ao mandar os emails. Baseado na persona e em testes, escolha o horário preferido do seu lead para receber o email. Estabeleça em quais datas importantes você vai ou não mandar o seu email e o mais importante, siga o calendário à risca!
Gostou da postagem? Lembre-se que, aqui no blog da Madder, temos muito mais conteúdo para você! Venha entender mais sobre como o marketing digital pode mudar completamente o jeito que a sua empresa funciona através dos nossos conteúdos. Vem dar uma olhada e aprender mais sobre Marketing Digital e Inbound Marketing!
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