Conheça o crescimento e o impacto do Inbound Marketing!
O Inbound Marketing é uma das formas mais eficientes de converter usuários da internet em clientes. Hoje em dia, qualquer dono de empresa que objetiva fazer o seu negócio crescer a médio e longo prazo precisa trabalhar com essa estratégia. Mas… Sabemos que ainda há algumas dúvidas recorrentes e não respondidas sobre o Inbound, como: Por que é que o Inbound Marketing funciona? Quais impactos a estratégia traz realmente? Vamos responder a essas e outras perguntas!
Para começar (e para comprovar o que estamos falando!), comparamos uma pesquisa internacional de 2018 sobre Marketing Digital com alguns dados sobre a utilização da internet.
Por exemplo, sabe-se atualmente que 94% do tráfego orgânico na internet é gerado pelo Google. E outro dado ainda mais importante: 90% dos usuários e consumidores dizem que não tomam qualquer decisão de compra sem antes pesquisar sobre a(s) marca(s) na internet!
Além disso, foi perguntado a vários donos de empresa quais são os seus maiores desafios na área do marketing. As respostas estão no gráfico abaixo:
E o que esses dados querem dizer? Eles dizem principalmente que ainda temos 61% de pessoas preocupadas em gerar tráfego e em converter leads! É por esse motivo que a procura por uma estratégia digital de atração de clientes tem crescido assustadoramente e é também por essa razão que muitos se perguntam se o Inbound Marketing funciona mesmo para isso.
O Inbound Marketing funciona pois gera leads, impulsiona os resultados
O Inbound Marketing é responsável por grande parte da geração de tráfego e leads. É por isso que tem sido considerado cada vez mais importante e parece que está aqui para ficar!
Os planos de Inbound Marketing que estão há bastante tempo consolidados, por exemplo, recebem três vezes mais oportunidades de negócio do que os anúncios pagos! Mas, claro: isso acontece com sites que estão trabalhando (e revisando) constantemente suas estratégias de marketing de conteúdo.
Mas por que funciona?
Os sites na internet, os blogs e as redes sociais conectam, informam e capacitam os consumidores. Agora podemos estar melhor informados e termos mais liberdade e escolha. Assim, ainda que aqueles anúncios poderosos e persuasivos sejam necessários, eles não são o suficiente.
Portanto, basicamente, o Inbound Marketing funciona porque é uma estratégia que se concentra em atrair pessoas para a sua empresa, em vez de empurrar anúncios aos usuários.
Esse processo de captação de clientes é estruturado em quatro estágios:
- identificação do público alvo e dos clientes ideais (Personas) e atração de potenciais clientes, ainda que não estejam prontos para efetuar a compra;
- conversão desses visitantes em leads, ao oferecer algo relevante em troca das informações desses contatos;
- relacionamento com esses clientes em potencial, educando-os através de campanhas e respeitando sua “Jornada de Compra”;
- venda e fidelização desses clientes.
→ Já explicamos mais detalhadamente aqui no nosso site o que é o Inbound Marketing e como a metodologia pode ajudar uma empresa a atingir os seus objetivos. Qualquer coisa, vá lá dar uma conferida!
Crescimento: como o Inbound vem evoluindo?
A metodologia que apresentamos anteriormente é a forma como o Inbound Marketing tem funcionado nos últimos 10 anos. Hoje, essa prática está estabelecida ainda dessa forma. No entanto, como todas as boas estratégias de marketing, ela também está em constante crescimento e cheia de inovações:
1. Storytelling
Storytelling é uma técnica que já virou essencial na criação de textos para sites, blogs e redes sociais. É a melhor maneira das marcas criarem maiores conexões com seus consumidores. Dessa forma, redatores, analistas e outros profissionais de Inbound estão usando o Storytelling para garantir o controle do que está sendo dito sobre sua marca.
Aliás, explicamos neste post como criar uma história convincente. Pois não basta sair redigindo textos (todo mundo está fazendo isso), seus visitantes querem histórias que prendam a atenção deles!
2. Conteúdos em Vídeo
Ultimamente muitas equipes de Inbound Marketing estão aumentando o foco no conteúdo em vídeo. O YouTube e o Facebook eram as duas principais redes utilizadas para isso, mas o Instagram tem sido visto como uma ótima plataforma para vídeos também.
Com as últimas estatísticas sobre Marketing Digital, percebemos que as estratégias de conteúdo com vídeos tem o ROI 59% maior se comparadas ao marketing de conteúdo sem vídeos. Além disso, temos o fato de que as pessoas estão gastando uma boa parte do seu tempo na internet assistindo a vídeos.
Portanto, não tem melhor momento que esse para começar a trabalhar com vídeos na sua estratégia de Inbound.
3. Maiores equipes de Marketing
Um indicativo de que a metodologias em Inbound Marketing funciona é que, segundo as pesquisas internacionais mencionadas anteriormente, as equipes de Marketing que trabalham com Inbound estão crescendo e tendo de contratar mais profissionais! Observe o gráfico as seguir:
Por consequência do crescimento da metodologia, 64% das empresas que utilizam do Inbound estarão aumentando sua equipe no próximo ano! Enquanto isso, apenas 34% manterão o mesmo time e só 2% vai diminuir o número de colaboradores da área.
É por isso que acreditamos no Inbound Marketing!
Como uma Agência Certificada e Parceira RD Station, nós, da Madder, trabalhamos com o Inbound Marketing para nós mesmos e para os nossos clientes.
Nós sabemos que há uma quantidade infinita de conteúdo na internet. Por isso, em vez de sairmos enchendo a web de textos descartáveis, aprendemos a conhecer os nossos (e os seus!) clientes muito bem! Assim, podemos levar conteúdo relevante aos futuros compradores, que realmente resolva o problema deles e coloque o seu produto como o salvador.
Criamos Personas com motivações, desafios e dores reais, que precisam daquilo que você oferece. Escrevemos conteúdo para elas, garantindo que sejam atraídas à sua página de venda. Garantimos que elas fiquem encantadas e volte buscando por mais!
Ficou interessado? Ou só quer mesmo bater um papo com a gente, tomar um café e discutir sobre o marketing digital da sua marca? Quem sabe podemos te ajudar!