O Inbound Marketing imobiliário é possível? Veja como fazer!
Na era da internet, os clientes não fazem grandes negócios sem antes fazer uma boa pesquisa. E é nesse momento que você deve estar à frente dos concorrentes: conheça o Inbound Marketing, que está trazendo resultados reais para as imobiliárias!
Nos últimos dez anos o que temos visto no mercado imobiliário é um clima de muita instabilidade. Há diversos aspectos que temos percebido ultimamente que influenciam ora negativamente, ora positivamente quem vive de comprar, vender e alugar imóveis. As crises, o aumento nas taxas de desemprego e inflação, as promessas de retomada da economia… Tudo isso deixa o setor meio perdido para conseguir se manter de pé.
Entretanto, a importância cada vez maior da internet no poder de escolha dos consumidores tem trazido potenciais incríveis ao marketing imobiliário! Por quê? Pois, mesmo que o fechamento de negócios no ramo imobiliário tenha um desenvolvimento mais demorado, o marketing digital tem facilitado muito todo esse processo.
Então, vamos entender melhor como essa estratégia funciona?
Um novo método: Marketing Digital para imobiliárias
O mercado de hoje está muito longe de ser o mesmo de 5 ou 10 anos atrás…
Já saímos daquele velho estilo de vender e comprar imóveis. Os clientes não vão mais diretamente atrás dos corretores, como se eles fossem meros “mostradores” de imóveis. Em vez disso, o corretor de imóveis se apresenta como um consultor, que está ali para facilitar a negociação.
É aí, então, que o Marketing Digital entra para inovar o setor imobiliário:
Por que escolher o Inbound Marketing?
O Inbound, além de prometer mais resultados no mundo moderno em que estamos, reduz os custos com Marketing. Isso porque, em vez de focar em estratégias caríssimas e que são difíceis de saber se estão funcionando (como outdoors, publicidades em jornais, etc.), o Inbound foca na criação de conteúdo de qualidade que efetivamente atrai clientes para o seu negócio. → Além de ser uma estratégia cujos resultados podemos mensurar com facilidade!
Quando pensamos em trazer resultados para imobiliárias, há sobretudo dois objetivos que devemos levar em conta:
- atrair pessoas que estejam interessadas em alugar, comprar ou vender imóveis;
- construir um bom relacionamento com esse público, a fim de aumentar as vendas, ao torná-las mais fáceis.
Sabemos que uma venda imobiliária não é possível de ser feita inteiramente pela internet. No entanto, o Marketing Digital facilita imensamente todo o processo de venda. Primeiro porque consegue fazer sua imobiliária aparecer para o seu cliente ideal; segundo, porque posiciona estrategicamente a sua empresa no mercado competitivo!
Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer isso?
Inbound Marketing para imobiliárias: como fazer?
1. Definição de Persona
Mais importante do que pensar no seu público-alvo, que é uma definição muito genérica, é preciso ter conhecimento sobre o seu cliente real. Aí entra a Persona: a definição de uma pessoa real, com hábitos de consumo e preferências pessoais.
A Persona vem para facilitar a comunicação com o cliente, já que você irá conhecê-la realmente. Já explicamos aqui no blog com mais detalhes como criar uma persona. Leia e entenda um pouco mais!
Mas especificamente para o setor imobiliário, há alguns aspectos importantes a serem definidos sobre as características da Persona:
- Qual o poder aquisitivo dos clientes que a sua empresa procura?
- Quais tipos de imóveis mais procurados por eles?
- Quais regiões e bairros que eles preferem?
As respostas para essas e outras perguntas vão definir a personalidade do seu público. E vão te ajudar a determinar a jornada de compra desses clientes em potencial!
2. Geração de Leads
Conhecendo a sua Persona, está na hora criar conteúdos que vão capacitar o seu público para o momento da decisão de compra deles. Para isso, podemos focar na criação de materiais de topo e meio de funil.
Aqui, blog posts, eBooks e vídeos com temas relacionados aos problemas da sua Persona são muito bem vindos: os bairros mais seguros para se morar na cidade X, comparação entre as regiões da cidade, vantagens de um condomínio fechado, como escolher entre casa e apartamento, etc. E, claro, esses conteúdos devem estar alinhados com o tipo de cliente que sua imobiliária quer atingir e com o que ela oferece!
Mas, para quem já está procurando pelo seu produto, devemos focar na criação de materiais de fundo de funil.
Esse conteúdo deve ir direto ao ponto e colocar a sua imobiliária como a solução dos problemas do seu cliente. Por exemplo: informações sobre um novo domicílio, apresentação de imóveis, auxílio para avaliar um imóvel, etc.
→ Como gerar boa demanda para o meu produto e ainda manter um bom preço?
3. Qualificação de Leads existentes
E os leads que você já tem? Não é porque vamos concentrar nossos esforços em atrair novos clientes que devemos deixar os seus leads antigos de lado!
Separe nome e email de quem já fez um primeiro contato com a sua imobiliária e comece com uma estratégia básica de email marketing. A ideia é pontualmente mostrar a eles suas novas ofertas, apresentar seus empreendimentos recentes, etc.
Sabemos que as estratégias de marketing para imobiliárias acabam sendo mais complexas, pois têm de lidar com um tipo de venda difícil. De qualquer forma, se não quisermos ficar pra trás, é fato que precisamos acompanhar o movimento do mercado e inovar!
E o mais importante é começar o quanto antes, já que a jornada de compra dos seus potenciais clientes (que ainda não decidiram comprar ou vender um imóvel) pode durar de um a dois semestres!
Mas e aí, ficou com alguma dúvida? Quer implantar o inbound marketing na sua imobiliária, mas não por onde começar? Venha bater um papo com a gente! Podemos sentar, tomar um café e conversar sobre trazer resultados para o seu empreendimento! Quem sabe podemos te ajudar?