Presença digital: dicas para aumentar o seu alcance!
Para começarmos no assunto “presença digital” você precisa saber de alguns dados importantes… O primeiro deles é que no mundo estão conectadas à internet aproximadamente 3,2 bilhões de pessoas. Sim… São muitos internautas interagindo, compartilhando e o mais importante pra você nesse momento, comprando online! E quanto a nós aqui do Brasil? Segundo pesquisas de 2015, mais de 52% da população brasileira usa a internet.
Por si só esses dados são prova o suficiente de que, se a sua empresa não possui uma presença forte no meio digital, isso é um grande problema. Mas você sabe como construir uma boa presença digital? Não basta apenas publicar em uma rede social de vez em nunca e ter um domínio na web que não esteja otimizado!
Então, se você está curioso pra saber o que pode fazer pela sua presença no mundo da web, confira algumas dicas úteis de como fazer a sua empresa alcançar o sucesso na internet!
O que é presença digital?
Presença digital se trata de todas as mídias e outros materiais online que a sua empresa usa para manter um relacionamento com os clientes em potencial ou que já compraram do seu produto.
A presença digital é usada como forma de demonstrar a sua proposta de valor, para que ela passe confiabilidade ao seu cliente ideal e para que quem já utilizou os seus serviços possa atestar a seu favor.
Você sabia que, com o aumento do público dentro do mundo digital, as mídias tradicionais como a TV, rádio e jornal estão cada vez mais perdendo o seu poder de convencer o cliente? E quem entra no lugar dessas mídias? Os depoimentos no Google, em redes sociais, blogs e sites. Mas além de atestar pela integridade da sua empresa, quais os benefícios que ela pode me trazer?
Qual a importância da presença digital para a sua empresa?
- Aumento da visibilidade da marca: Como falamos anteriormente, mais da metade da população brasileira está na internet. Então já é de se esperar que quando uma empresa investe na sua presença digital, o seu alcance e visibilidade triplique.
- Aproximação do público: Além disso, a sua empresa terá a chance de iniciar um diálogo direto com o seu consumidor! Nada melhor para descobrir o que a sua marca precisa melhorar e qual é o seu potencial.
- Aumento nas vendas: Consequentemente, depois de aumentar a visibilidade da sua empresa e se aproximar do seu público, as vendas aumentarão.
- Chance de Monitoramento: Uma das partes mais interessantes da internet é que tudo está registrado! Você pode mensurar uma campanha, se algum conteúdo foi útil ou não e muito mais. E isso acontece também com a presença digital! Assim você poderá saber se você está no caminho certo ou não.
Como construir uma boa presença digital?
Existem diversas formas de explorar estratégias de marketing para alcançar uma presença digital forte. Vamos citar algumas delas aqui, mas você pode explorar cada uma separadamente nos nossos posts. Deixaremos os links logo abaixo de cada uma das estratégias para você se especializar!
SEO:
SEO é a sigla para Service Engine Optimization. Em português, Otimização de Mecanismos de Busca, ou seja, processos utilizados para fazer a sua página ser mais facilmente encontrada e categorizada em mecanismos de busca (estamos falando principalmente do Google, claro). Em outras palavras, trata-se dos processos para fazer o seu negócio ser achado em meio a milhares de outras empresas.
Marketing de Conteúdo:
Fazer Marketing de Conteúdo significa criar conteúdos gratuitos e atrativos, compartilhando-os na internet. Isso com o objetivo de trazer mais visitantes para a sua página, converter visitantes em compradores e consumidores em clientes assíduos da sua marca. Esse conteúdo compartilhado no seu site tem de estar suficientemente relacionado com o produto ou serviço que você vende. Além disso, ele deve estar bem alinhado para atrair uma audiência específica.
Inbound Marketing:
Conseguir trazer mais pessoas para a página do seu negócio é apenas metade do caminho! As estratégias de Inbound Marketing estão aí para: levar mais visitantes à sua página, convertê-los em leads e transformá-los em clientes (e clientes fiéis!).
Nutrição de leads (e-mail marketing):
A nutrição serve para manter o contato com o lead (o seu cliente em potencial), para que, quando ele amadureça e precise do seu produto, procure imediatamente a sua marca e não a do concorrente. Por isso mandamos e-mails marketing consistentes, com informação e conteúdo relevante e empático! Assim, quando o lead precisar do seu produto, ele vai te procurar.
Redes sociais:
As redes sociais são ferramentas essenciais para que o marketing digital funcione, já que a maioria das pessoas está presente em pelo menos uma delas. Imagine só uma chance de atingir milhares de pessoas e divulgar seu negócio em grande escala… Por isso, uma boa estratégia é investir em marketing digital!
Mas… por onde começar uma estratégia de presença digital?
Não sabe por onde começar a sua estratégia de presença digital? Chama a gente! A Madder é especialista quando se trata de marketing digital e inbound marketing. Vamos fazer a sua empresa deslanchar e ser conhecidíssima através da produção de conteúdo de qualidade. Marca um café aqui na agência e vamos falar mais sobre o seu negócio!