Qual a importância da proposta de valor pra sua empresa?
Começar um negócio é sempre um passo animador e muitos empreendedores começam com o gás todo. À medida que a sua empresa vai crescendo e você vai desenvolvendo o seu projeto de marketing, é comum percebermos que algumas coisas que deveriam ter sido providenciadas lá no início começam a afetar o seu negócio agora. É o que acontece com a maioria das empresas quando falamos em proposta de valor.
Sendo um dos pontos vitais de uma empresa, a proposta de valor sempre surge no debate quando os donos começam a se preocupar com o marketing. Nada mais natural, já que é o próprio marketing que vai lidar com essa comunicação da empresa para o cliente.
Portanto, é uma questão necessária para o crescimento de toda boa empresa.
Mas não se sinta perdido! Nós podemos te ajudar a dar os primeiros passos para criar você mesmo a sua proposta de valor. Por isso, acompanhe esse post e você vai descobrir o que é, como criar e onde deve estar a sua proposta de valor.
O que é uma proposta de valor?
E o que é a tal proposta de valor? Bem, em um mercado cada vez mais voraz e competitivo, a proposta de valor é o que vai fazer o seu negócio se destacar! Ele nada mais é do que a razão principal pelo qual o cliente vai comprar de você e não do seu concorrente.
Para que a mensagem fique clara para o cliente, você deve ter uma proposta de valor clara, concisa e transparente. Ela deve mostrar que o seu produto vai resolver as dores dele. E lembre-se: a sua proposta de valor é o que vai motivar todos os esforços da equipe ou agência de marketing. Então pense bastante sobre ela!
Mas no que ela ajuda no meu negócio?
Para te mostrar como a proposta de valor, se bem-feita, é importante para a sua empresa, listamos alguns dos seus benefícios:
- Aumenta a conversão de clientes no funil;
- Gera engajamento rápido de possíveis clientes com sua empresa;
- Destaca sua empresa na competição do mercado sem afetar o preço do seu produto;
- Aumenta a fidelização dos seus clientes;
Além destes pontos, uma proposta de valor bem formulada evita com que você baixe o seu preço mais do que deveria para “provar” ao cliente que ele deve mesmo comprar de você.
Onde deve estar presente?
Agora que entendemos o que é e quais os benefícios da proposta de valor, vamos saber onde ela deve estar presente.
- Site: A sua empresa tem um site? Se não, você deveria começar a pensar em fazer um. Se você já tem um, ele deve ser o primeiro a exibir a sua proposta de valor! Ela deve vir na primeira página para que os visitantes a vejam e identifiquem que o seu produto é a solução para o problema deles.
- Redes sociais: É importante reservar algumas postagens mensais para que a sua proposta de valor seja passada para os seus seguidores! Além disso, é importante fazer uma página adequada para sua empresa nas redes sociais mais importantes para o seu público alvo e persona. Leia também: Facebook para empresas: Como otimizar a sua página?
- Apresentações de negócios para parceiros: Além de apresentar a sua proposta de valor para clientes, é importante que nas suas apresentações de negócios ela também esteja presente nas suas exposições a parceiros, sócios e colaboradores da empresa. Assim, você cria a cultura da sua empresa baseado na sua proposta de valor.
Como montar uma proposta de valor?
Diferenciais:
O primeiro passo é identificar quais os diferenciais da sua empresa. Quais os benefícios que você pode oferecer ao seu consumidor ideal? Qual é a sua diferença que te destaca no seu mercado? As respostas para essas perguntas são o começo da sua proposta de valor.
Provas de outras pessoas:
Após estipular qual é o seu diferencial, você precisa saber se os seus clientes atestam o que você propõe. Por isso depoimentos, reviews e comentários em redes sociais são de extrema importância. Quanto mais melhor!
Clareza:
A sua proposta não pode ser genérica e confusa. Ela deve ser clara, objetiva e original. Se você falar para o seu cliente “nós estamos aqui para resolver o seu problema”, “existimos para te ajudar”… Nada disso vai convencê-lo a comprar de você e não do seu concorrente.
Linguagem correta:
Quem é a sua persona? Quais as redes sociais que ela ocupa? Como você deve se comunicar com ela? Tudo isso entra na sua proposta de valor! É por isso que você deve investir seus esforços iniciais do marketing em montar uma boa persona.
Investigue seus concorrentes:
Você deve sim observar os seus concorrentes… Afinal, como você vai saber como ser melhor que eles no mercado sem pesquisar o que eles estão fazendo?
E o que não é uma boa proposta de valor?
O seu tempo de mercado. Apesar de ser uma informação interessante para a divulgação, ela não acrescenta em nada para a resolução da dor do seu cliente.
Uma proposta que foque nos benefícios para sua empresa. Lembre-se que a proposta deve ser voltada para o bem do seu cliente.
A proposta de valor é o ponto inicial de toda boa empresa. Por isso, é necessário que você invista algum tempo pensando nessas questões. Como dissemos anteriormente, ela é a proposta que a sua equipe ou agência de Marketing vai utilizar para nortear as suas campanhas! E de marketing nós entendemos! Então que tal chamar a gente pra marcar um café aqui na agência e discutirmos um pouco mais sobre proposta de valor? Esperamos você e até o próximo post!