Começar um negócio é sempre um passo animador e muitos empreendedores começam com o gás todo. À medida que a sua empresa vai crescendo e você vai desenvolvendo o seu projeto de marketing, é comum percebermos que algumas coisas que deveriam ter sido providenciadas lá no início começam a afetar o seu negócio agora. É o que acontece com a maioria das empresas quando falamos em proposta de valor.
Sendo um dos pontos vitais de uma empresa, a proposta de valor sempre surge no debate quando os donos começam a se preocupar com o marketing. Nada mais natural, já que é o próprio marketing que vai lidar com essa comunicação da empresa para o cliente.
Portanto, é uma questão necessária para o crescimento de toda boa empresa.
Mas não se sinta perdido! Nós podemos te ajudar a dar os primeiros passos para criar você mesmo a sua proposta de valor. Por isso, acompanhe esse post e você vai descobrir o que é, como criar e onde deve estar a sua proposta de valor.
E o que é a tal proposta de valor? Bem, em um mercado cada vez mais voraz e competitivo, a proposta de valor é o que vai fazer o seu negócio se destacar! Ele nada mais é do que a razão principal pelo qual o cliente vai comprar de você e não do seu concorrente.
Para que a mensagem fique clara para o cliente, você deve ter uma proposta de valor clara, concisa e transparente. Ela deve mostrar que o seu produto vai resolver as dores dele. E lembre-se: a sua proposta de valor é o que vai motivar todos os esforços da equipe ou agência de marketing. Então pense bastante sobre ela!
Para te mostrar como a proposta de valor, se bem-feita, é importante para a sua empresa, listamos alguns dos seus benefícios:
Além destes pontos, uma proposta de valor bem formulada evita com que você baixe o seu preço mais do que deveria para “provar” ao cliente que ele deve mesmo comprar de você.
Agora que entendemos o que é e quais os benefícios da proposta de valor, vamos saber onde ela deve estar presente.
O primeiro passo é identificar quais os diferenciais da sua empresa. Quais os benefícios que você pode oferecer ao seu consumidor ideal? Qual é a sua diferença que te destaca no seu mercado? As respostas para essas perguntas são o começo da sua proposta de valor.
Após estipular qual é o seu diferencial, você precisa saber se os seus clientes atestam o que você propõe. Por isso depoimentos, reviews e comentários em redes sociais são de extrema importância. Quanto mais melhor!
A sua proposta não pode ser genérica e confusa. Ela deve ser clara, objetiva e original. Se você falar para o seu cliente “nós estamos aqui para resolver o seu problema”, “existimos para te ajudar”… Nada disso vai convencê-lo a comprar de você e não do seu concorrente.
Quem é a sua persona? Quais as redes sociais que ela ocupa? Como você deve se comunicar com ela? Tudo isso entra na sua proposta de valor! É por isso que você deve investir seus esforços iniciais do marketing em montar uma boa persona.
Você deve sim observar os seus concorrentes… Afinal, como você vai saber como ser melhor que eles no mercado sem pesquisar o que eles estão fazendo?
O seu tempo de mercado. Apesar de ser uma informação interessante para a divulgação, ela não acrescenta em nada para a resolução da dor do seu cliente.
Uma proposta que foque nos benefícios para sua empresa. Lembre-se que a proposta deve ser voltada para o bem do seu cliente.
A proposta de valor é o ponto inicial de toda boa empresa. Por isso, é necessário que você invista algum tempo pensando nessas questões. Como dissemos anteriormente, ela é a proposta que a sua equipe ou agência de Marketing vai utilizar para nortear as suas campanhas! E de marketing nós entendemos! Então que tal chamar a gente pra marcar um café aqui na agência e discutirmos um pouco mais sobre proposta de valor? Esperamos você e até o próximo post!