Landing Page: Converta seus visitantes em Leads!
Você sabe o que é e para que servem as Landing Pages? Neste post vamos explicar a funcionalidade delas e todos os passos para você criar uma Landing Page com altas taxas de conversão
O que são Landing Pages?
Na tradução literal, landing page quer dizer página de aterrissagem ou qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Mas no marketing essa definição muda um pouco. Nós costumamos chamar de Landing Page as páginas criadas com foco na conversão do visitante do seu site em lead.
Quando são usadas?
Geralmente são usadas para a divulgação de algum material rico (e-book, webinar, cursos, etc). Por isso precisam ser atrativas o suficiente para prender a atenção do seu visitante. Tudo para que ele se transforme em um lead. Todos os detalhes da sua Landing Page devem ser pensados com foco na conversão.
Como faço para criar uma Landing Page?
Você pode contratar profissionais, como um designer e um programador para criar a landing page do zero. Eles irão desenvolver o código e o layout, mas isso leva bastante tempo. Outra opção é utilizar alguma ferramenta que crie uma pra você. Existem várias no mercado, como, por exemplo: o Rd Station, o Unbounce, o Lead Lovers, a Klick Pages e várias outras.
Aqui na Madder nós optamos por utilizar o RD Station, que já é nosso parceiro há algum tempo e tem várias outras tantas funcionalidades que nos atendem muito bem.
Boas práticas da LP
Apesar de ser uma tarefa mais simples do que parece, alguns cuidados devem ser tomados antes de começar a criação da sua Landing Page.
■ Copywriting
O copy é a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação, como, por exemplo, cadastrar o seu e-mail ou realizar uma compra.
■ SEO
Para que a sua Landing Page seja encontrada pelos mecanismos de busca, você precisa otimizá-la! É importante definir a palavra-chave e usá-la no conteúdo, no título, na descrição das imagens e nas configurações da página. E, por fim, identificar artigos e páginas dentro do seu site que tenham a mesma palavra-chave definida e colocar o link da sua Landing Page
Partes da LP
■ Título / subtítulo
Você deve criar um título chamativo e que deixe bem claro a proposta da sua Landing Page. E para descrever melhor a sua oferta, adicione um subtítulo.
■ Descrição
Atente-se bastante a essa parte!
Descreva o que a pessoa irá encontrar dentro do material (lembre-se do copyright). Você deve descrever todos os benefícios que ela irá obter se preencher o formulário! Além disso, gere conexão com o seu visitante. Assim a conversão se torna mais simples! O seu visitante provavelmente tem alguma dor que ele precisa resolver, por isso ele chegou até a sua Landing Page.
Há 4 perguntas que podem te direcionar na construção de uma boa descrição:
- Quais os sintomas do problema?
- O que causam esses sintomas?
- Qual a solução para esse problema?
- Como o seu material resolve o problema?
É importante ter uma proposta de valor bem clara: porque vale a pena o visitante deixar o e-mail em troca do seu material?
■ Elementos visuais
Eles são muito importantes e aumentam significativamente as chances do visitante clicar no CTA e se tornar um Lead.
Você pode usar imagens com boa definição, mas não muito grandes para não comprometer o desempenho da sua LP nos motores de busca. Além de imagens, você pode utilizar vídeos também! Eles aumentam significativamente a conversão.
■ CTA / Formulário
Me arrisco a dizer que essa é uma das partes essenciais da sua LP. O CTA é onde o visitante se torna um lead e, quem sabe no futuro, um cliente!
Já mencionei essa informação antes, mas não custa repetir:
Todas as suas Landing Pages precisam ser pensadas para que o seu visitante converta!
Opte por um botão chamativo, mas cuidado, nada muito exagerado. Além disso, o texto do CTA precisa ser atraente: pense bem no que você vai escrever. “Clique aqui” é muito manjado. Uma dica é pensar: “O meu lead clicaria nesse botão?”
Sempre pense como a sua persona. Outros ótimos aliados são, os gatilhos mentais!
■ Dobras da página
As principais informações precisam estar acima da primeira dobra (parte que o visitante consegue visualizar assim que abre a landing page). Se a página é interessante, os consumidores rolam para ver o que há abaixo. Caso contrário, eles podem abandonar a página e não converter.
Tudo que está abaixo da dobra é colocado ali apenas para reforçar o valor do material que você está oferecendo. Você pode colocar outro CTA depois da primeira dobra para garantir que a pessoa irá clicar.
■ Validação social
O consumidor tende a adquirir coisas que outras pessoas já compraram. Por isso é importante colocar depoimentos reais, números de clientes que já converteram, dados da imprensa.
Mostre que a sua empresa é séria, mas não tire o foco do material que você está oferecendo.
Mais algumas dicas valiosas!
Evite distrações
Foque na conversão e não coloque possibilidades de saída. Se você colocar muitas distrações, links externos, o seu visitante pode sair sem converter no material. E não queremos isso não é mesmo?
Thank you page
Depois que o usuário converte na sua LP, para onde ele vai?
Não perca essa chance de engajar ainda mais o usuário!
Você pode criar outra página e colocar mais informações sobre a sua empresa! Lembre-se de colocar o link para o seu site ou para outros materiais disponíveis. Além dessas ideias, você pode redirecionar o lead para conteúdos do seu blog que se relacionem com a oferta da sua LP. Você ainda pode oferecer um teste do seu produto ou uma consultoria. Isso faz com que o seu lead se torne uma oportunidade de venda!
Como divulgar LP?
Há inúmeras formas de divulgar uma Landing Page. Você pode usar as redes sociais da empresa, incluir links internos nos seus blogs posts e até colocar banners nos conteúdos.
Lembra das CTA’s? Elas devem estar dentro do seu site fazendo chamadas para a landing page.
Assim que você tiver landing pages de todos os seus materiais ricos, você pode criar uma página no seu site com todos eles.
Outras formas
Outras formas de divulgação são os pop -ups, emails marketing e links patrocinados (mídia paga). No final, forma de divulgação vai depender do tipo de material que você está oferecendo. Teste todos os meios para analisar o que mais converte com a sua persona.
Enfim, não existe uma receita na criação das landing pages. Essas são apenas sugestões de coisas que nós já testamos e que deram certo para os nossos clientes.É muito importante que você teste quantas vezes forem necessárias para entender o que funciona para o seu tipo de negócio.
E aí, foi útil esse post? Deixe um comentário para a gente saber a sua opinião sobre o assunto e se você teve alguma dúvida lendo o conteúdo! Aproveita e conta pra gente o que você gostaria de ver por aqui. Até o próximo post!