Gerando demanda de produto! Algumas estratégias infalíveis para você.
Buscar novos clientes é o intuito principal do time de marketing e vendas. O erro é achar que apenas um bom time de marketing vai gerar sozinho a demanda que o seu negócio precisa. Antes de tudo, a demanda de produto começa quando os proprietários pensam em práticas que vão gerar novos clientes.
Mas como gerar boa demanda e ainda manter um bom preço?
A Madder vai te ensinar tudo sobre o assunto! E, de quebra, você pode conferir outros posts sobre assuntos relacionados que vão te interessar bastante. Que tal dar uma olhada neles?
∙ Agência de Marketing ou Equipe Interna: qual a melhor escolha para você?
∙ Conheça o crescimento e o impacto do Inbound Marketing!
∙ Como gerir a sua marca: conheça o Branding!
∙ Inside Sales – a evolução do processo de vendas.
Agora vamos desvendar nosso assunto principal e descobrir algumas estratégias que podem te ajudar a atrair novos clientes.
O que é gerar demanda?
Gerar demanda significa atrair novos clientes para o produto que determinada empresa possui. Mas, claro, gerar demanda não se restringe apenas à entrada de clientes na empresa. Essa área dos negócios permite que você acompanhe o que os leads que procuram a sua empresa precisam exatamente, como mantê-los e fidelizá-los e, além disso, como você pode gerar mais receita para seu negócio.
E não vamos esquecer da famosa proposta de valor. Gerar demanda também está relacionado à proposta que o seu negócio tem para o cliente que ela pretende conquistar. Por isso, pense bastante na sua proposta de valor e o que ela pode oferecer de novo ao mercado. Nós temos um ótimo post sobre isso e ele pode te ajudar bastante a montar uma boa proposta. Confere aqui: Qual a importância da proposta de valor pra sua empresa?
Por que você deve gerar demanda de produto?
Primeiramente, é assim que você vai conseguir novos clientes. Quanto mais você investir em formas de conquistar novas oportunidades, mais elas vão surgir. Essa é a primeira razão. Porém, em segundo plano, está a fidelização de clientes antigos e até mesmo vencer os seus concorrentes no mercado.
Começando do zero: melhores práticas para gerar demanda
“Okay, Madders, mas como posso gerar demanda de produto se acabei de começar meu negócio?”
O primeiro passo é tornar a sua proposta irresistível para qualquer cliente. E é claro que isso envolve um bocado de pesquisa sobre o que os seus concorrentes têm e o que você pode acrescentar na sua oferta para atrair seus clientes. Por isso, nós separamos alguns dos métodos mais simples para tornar seu produto fascinante.
Distribuir Samples (amostras) do seu produto
A técnica da amostra é perfeita para quando o seu produto não é muito conhecido ou mesmo quando sua marca é nova no mercado. Por isso, ofereça uma pequena amostra para o consumidor, seja ela em pequenos sachês, seja um período de 1 até 3 meses de teste. Não se esqueça de que neste período de teste o lead é um cliente em potencial. Portanto, você deve nutrir corretamente esse possível cliente com posts de qualidade e até mesmo sobre as funcionalidades que serão desbloqueadas caso ele compre o seu produto.
Descontos na venda
Uma outra estratégia que funciona perfeitamente (principalmente na hora de montar sua oferta no seu site) são os descontos. O ideal é que eles criem certa urgência no possível cliente. Portanto, separe uma boa porcentagem e faça cupons por tempo limitado para quem visita sua página ou suas redes sociais.
Omnichannel: integração de todos os canais de venda
Você sabe o que Omnichannel? Muitas vezes possuir diversos meios de compra facilita a atração de canais. Integrar o sistema de vendas através da internet e também em meio físico não só facilita o processo para seu cliente, mas também te dá meios de conseguir dados sobre quem compra o seu produto. Tudo o que uma empresa que está começando precisa!
Marketing Digital e Inbound gera demanda?
A resposta é sim! E como ajuda! Se aplicarmos as estratégias que citamos logo acima, vamos ter resultados fantásticos com campanhas de google ads e marketing em rede sociais. Por isso, chegou a hora de descobrir quais estratégias do marketing podem te ajudar na hora de gerar demanda de produto para o seu negócio.
Marketing digital B2B & B2C
O primeiro passo é diferenciar se a sua empresa é B2B (Business to Bussiness) ou B2C (Business to Client). Essas duas vertentes têm tipos muito diferentes de jornada de compra, portanto, precisam de estratégias diferentes.
Empresas B2B:
No caso das empresas B2B, o ciclo de compras é maior e, muitas vezes, mais difícil que o de uma empresa B2C. Como são produtos mais caros, o cliente costuma levar mais tempo e muito mais informação para chegar ao final da compra. Portanto, uma estratégia interessante é a utilização de Blog e SEO para alimentar o lead com conteúdo relevante. Confira nossos posts sobre esse tipo de estratégia:
∙ Marketing de conteúdo: o que é isso?
Empresas B2C:
Já as empresas B2C, que tem venda rápida e recorrente, podem investir, além de estratégias de marketing de conteúdo, em links patrocinados e google ads. É através desses anúncios, o seu cliente ideal vai te achar rápido através da internet. Nós temos um ebook todo dedicado ao assunto! Que tal dar uma olhada?
A Madder te ajuda a gerar demanda!
Precisando gerar demanda junto com um time de marketing? A Madder te ajuda a criar as melhores campanhas e estratégias para o seu tipo de negócio! Integrando todas as suas redes sociais e automatizando o marketing da sua empresa, você vai ganhar novos clientes rapidinho! Vem tomar um café aqui na Madder e discutir sobre marketing digital e inbound com a gente!